Trauma de Campina Grande realiza mais de mil atendimentos durante o feriadão

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo Estado, realizou 1.017 atendimentos durante o feriado de São João. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (23) até as primeiras horas desta segunda-feira (27). Nesses dias foram realizadas 77 cirurgias.

Os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 135 pacientes foram atendidos devido a acidentes com motocicleta, 13 vítimas de acidente de carro, 14 vítimas de projéteis de arma de fogo, 12 de arma branca e 25 por espancamento. Os demais atendimentos foram na Clínica Médica e na Pediatria.

Na Unidade de Queimados do Trauma-CG foram atendidas 21 pessoas vítimas de queimaduras provocadas por fogos ou fogueiras na véspera e dia de São João, dez foram crianças com idades entre zero e 14 anos e 11 foram adultos. No período do 1º a 25 deste mês, já foram atendidos 34 pacientes vítimas de fogos ou fogueiras.

Na véspera e dia de São João do ano passado foram atendidas 11 pessoas vítimas de queimaduras provocadas por fogos ou fogueiras, sendo oito crianças com idades entre zero e 14 anos e três adultos.

A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar e funciona 24h atendendo a população do compartimento da Borborema.

O Trauma-CG disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas, e dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Diariamente são atendidos 250 pacientes.