Transposição: PSDB deve desculpas aos nordestinos

0
647

Por mais que o assunto incomode os tucanos, inclusive muitos da Paraíba, não há como deixar de destacar o papel decisivo de Lula na concretização do sonho da chegada das águas do São Francisco para matar a sede de 12 milhões de nordestinos. Esse mérito ninguém pode tirar do ex-presidente petista.

Com a chegada das águas do São Francisco à Paraíba, porém, o debate sobre a paternidade da obra vem se acentuando nos últimos dias. O que mais se tem visto é gente que nada ou pouco fez pela transposição querendo tirar proveito da situação. Até alguns, que no passado eram contrários, agora posam como padrinhos da obra iniciada por Lula.

O bom é que a população deixou de ser besta e cada vez mais está consciente. Basta uma rápida navegada nas redes sociais para perceber que o povo está sendo implacável com os aproveitadores de plantão. Para muitos, o tiro tem saido pela culatra.

E, como a verdade sempre aparece, ela resolveu aparecer justamente na sexta-feira (10), dia de inauguração da obra da transposição na Paraíba. Através das redes sociais, começou a circular uma reportagem da Folha de S.Paulo, datada de julho de 2001, que deixa bem claro a ‘importância’ dada pelo PSDB ao sofrimento de milhões de nordestinos.

“O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desistiu de realizar a transposição do rio São Francisco, uma das suas promessas eleitorais das campanhas de 1994 e 1998… Planejado e adiado desde o reinado de d. Pedro 2º, o projeto de transposição previa a construção de uma espécie de rio artificial que levaria, por canais de irrigação, as águas da bacia do São Francisco na divisa entre Pernambuco e Bahia para o próprio Pernambuco, além de Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, diz trecho da matéria publicada pela Folha de S.Paulo.

A reportagem da Folha não deixa dúvidas de que, se fosse depender do PSDB, de Fernando Henrique Cardoso e de outras figurinhas carimbadas da política brasileira, a transposição pensada por d. Pedro 2º ainda hoje não passaria de um sonho para 12 milhões de nordestinos que precisam das águas do Velho Chico para sobreviver.

Felizmente, FHC deixou o Planalto, Lula assumiu os destinos do Brasil e a obra, finalmente, saiu do papel para se tornar uma realidade.

Transposição: PSDB deve desculpas aos nordestinos

Rápidas & Diretas

– O ex-presidente Lula virá à Paraíba no próximo dia 19. Vai conferir de perto as obras do São Francisco no Estado.

– A vinda de Lula à Paraíba foi confirmada à imprensa pelo presidente estadual do PT paraibano, professor Charliton Machado.

– A ida do vereador Tibério Limeira (PSB) à plenária do Orçamento Participativo, da PMJP, causou um grande reboliço no jardim dos girassóis.

– Filho do vereador João dos Santos (PR), o suplente de deputado estadual Emano Santos (PTN) garante que seu não vai aderir à bancada do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

– Descrença no governo e falta de compromisso. Essas são as frases mais repetidas nos bastidores por vereadores da base do prefeito Luciano Cartaxo.

– Insatisfeitos, alguns vereadores da bancada de Cartaxo aguardam apenas um aceno do governador Ricardo Coutinho (PSB) para mudar de lado.

– O deputado estadual Genival Matias (PTdoB) pode assumir um cargo no Estado e abrir vaga para o suplente da coligação, Emano Santos, assumir a titularidade na ALPB.

– Aliados próximos ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) têm dito que o tucano não abrirá mão de disputar o Governo do Estado em 2018.

– Por outro lado, já há auxiliares do prefeito Luciano Cartaxo admitindo a possiblidade de rompimento político com o senador Cássio.

– O governador Ricardo Coutinho (PSB) segue dando sinais de que não pretende deixar o cargo para disputar um mandato de senador no próximo ano.

– A aliados, Ricardo tem deixado claro que seu maior desejo é voltar a administrar a cidade de João Pessoa.

A pergunta que não quer calar…

E se o PSB decidir abrir mão da cabeça de chapa e indicar o vice de Maranhão (PMDB) na disputa pelo Governo da Paraíba em 2018?

 

 

 

 

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here