Tradicional corrida de jegue retorna à programação cultural do São João de Patos

0

Uma mistura de jegue com gincana, o evento tradicional que havia saído do calendário cultural do município de Patos, volta a fazer parte da programação do São João. A Jecana tem o objetivo de preservar a vida do animal tipicamente nordestino, que já esteve ameaçado de extinção. Este ano, o festejo irá acontecer no Distrito de Santa Gertrudes, nesta quinta-feira, dia 6 de Julho, como parte da programação do Melhor São João do Brasil.

O evento está previsto para acontecer às 15h, no Distrito de Santa Gertrudes, e este ano terá um percurso de 90 metros.  Qualquer pessoa pode se inscrever, gratuitamente, no próprio local do evento, a partir das 14h, munidos apenas com o seu animal próprio. Cada bicho é ornamentado ao estilo do dono e é apresentado ao público com muita criatividade.

De acordo com o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, a valorização cultural sempre será o objetivo maior desta gestão. “Nós estamos fazendo esse resgate. É uma questão que o prefeito Dinaldinho tem bastante zelo que é o resgate da cultura local, uma coisa que é nossa. Faremos no Distrito de Santa Gertrudes o qual vem sendo alvo de desenvolvimento por parte da gestão e o prefeito procura, cada vez mais, resgatar para aquele povo tudo aquilo que ficou perdido no tempo”, disse.

O evento este ano trará novidade em suas regras, os participantes terão que ter atitudes que não tragam riscos de maus-tratos aos animais. Para isso, serão proibidos o uso de chicotes, esporas e qualquer objeto ou ação que tragam sofrimento aos animais, podendo utilizar apenas as mãos e a voz para conduzir o animal na competição.

Após o evento, a noite, serão apresentadas as bandas: Adriano Sousa, Sela Dourada, Lúcia do Acordeom e Brasas do Forró que encerrarão, oficialmente, a programação junina do São João 2017.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here