TCE-PB multa Cartaxo e determina melhoria na qualidade das obras da PMJP

0

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba julgou regular com ressalvas, em sessão desta quinta-feira (9), despesas de R$ 24 milhões com 13 obras realizadas pela prefeitura de João Pessoa, no exercício 2013, e , ao mesmo tempo, decidiu aplicar multa pessoal de R$ 8,8 mil ao prefeito Luciano Cartaxo. Cabe recurso da decisão.

À sanção acompanhou também recomendação, igualmente aprovada à unanimidade, para que a prefeitura “adote medidas, por meio de seus órgãos de planejamento, execução e fiscalização que visem melhorar a qualidade do padrão de obras”. E que, para isto, realize “capacitação de seus quadros técnicos”.

Na mesma linha, a 1ª Câmara  recomendou que a administração municipal promova a “articulação institucional entre as secretarias envolvidas objetivando a manutenção adequada de prédios públicos”.

A inspeção especial realizada pelos órgãos técnicos do TCE identificou diversos tipos de falhas nas construções fiscalizadas. Foram constatados, por exemplo, extravasamento de esgotos durante a urbanização de assentamento precários do Alto Jaguaribe (bairro São José) e fissuras em fachadas de unidades habitacionais na Ilha do Bispo. E, ainda, problemas na construção, e de infiltração, em quatro escolas, com o comprometimento, inclusive, do uso de parte das suas instalações.

O relator processo 12185/14, conselheiro Fernando Catão, sugeriu em seu voto, e teve aprovação dos demais conselheiros, que doravante obras públicas que consomem recursos mais vultosos, “ como geralmente se verifica na capital, em Campina Grande, e nos municípios de maior porte, sejam inspecionadas isoladamente, e não mais em bloco”.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here