Taxistas querem Frente Nacional Parlamentar para combater o Uber

A Federação Interestadual dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Cargas e Bens da Região Nordeste e a Federação de Taxistas do Nordeste estão convocando todos os nove Sindicatos dos Taxistas que integram sua base para realizar na próxima semana uma grande mobilização em Brasília, com vistas à formação de uma Frente Nacional Parlamentar para combater o transporte clandestino de passageiros, inclusive o Uber.

O presidente da Fecone, Eduardo Oliveira, destacou a importância da participação dos Sindicatos e Federações, no sentido de fortalecer a luta e sensibilizar os legisladores, mostrando-lhes a necessidade de garantir os direitos assegurados pelos taxistas através da regulamentação do exercício da profissão.

Eduardo classificou o aplicativo tido como de “economia compartilhada”, como desonesto, por se tratar de uma empresa que tenta de forma agressiva maximizar seus lucros, destruindo a competição para depois monopolizar o mercado. Ele advertiu ainda sobre o fato de, apesar de o serviço tentar se inserir no sistema de transporte público, não está sujeito a nenhuma de suas regras.

“Há outras questões preocupantes, como a insegurança no manuseio dos dados privados dos usuários, a responsabilidade legal em caso de acidentes envolvendo carros do Uber e para onde vai a receita obtida pela empresa”, acrescentaram o presidente da Fetaxine, Everaldo Menezes e o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas e diretor da Federação, Ubiraci (Bira) Correia, durante reunião em Brasília.