Sudema realiza audiência para discutir a criação do Parque Estadual Trilhas dos Cinco Rios

    0

    A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai realizar nesta quinta- feira (4), às 14h, no Centro de Convenções de João Pessoa, uma audiência pública para discutir a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual Trilhas dos Cinco Rios. Na solenidade, vão estar presentes representantes do Ministério Público, instituições voltadas para o turismo e esporte, órgãos  ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente Municipal,  Polícia Ambiental, Jardim Botânico/Sudema, Conselho de Proteção Ambiental e sociedade civil.

    O coordenador dos Estudos Ambientais da Sudema, Thiago Silva, ressalta a importância da audiência e os principais benefícios da transformação da localidade em uma  Unidade de Conservação. “Durante a audiência, vamos, de forma democrática, esclarecer o objetivo da Unidade de Conservação na preservação da Biodiversidade local, afinal de contas, a área é o segundo maior fragmento de Floresta Atlântica da cidade de João Pessoa, perdendo apenas para a Mata do Buraquinho, por isso, a manutenção, o equilíbrio e a sustentabilidade do local é de extrema relevância”.

    Unidade de Conservação (UC) – É a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]