SPC registra aumento de 4,5% no número de consumidores inadimplentes em JP

0

O número de consumidores inadimplentes em João Pessoa aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) na Capital, Lindemberg Vieira. Até o final do mês de março, um total de 8.936 pessoenses passaram a fazer parte da lista do SPC por não conseguirem quitar suas dívidas no comércio. No mesmo período no ano de 2016, o número de consumdiores com as contas em atraso era de 8.546. O aumento foi de 4,56% em relação ao mês de março do ano passado.

Lindemberg revelou também que em março de 2016, o número de paraibanos que conseguiu limpar o nome foi de 5.323 e este ano foi de 5.108. Ele disse que enquanto o Brasil não se ajustar economicamente e enquanto os juros do cheque especial, que atualmente gira em torno de 15% ao mês, não diminuírem, o brasileiro de um modo geral vai ficar sem condições de honrar seus compromissos.

“Em João Pessoa, cerca de 70 lojas fecharam suas portas, tanto no comércio de rua, como dentro de shoppings. E como se isso não bastasse, em todo o país cerca de 13 milhões de pessoas perderam o emprego. Eu tenho certeza que o paraibano é um bom pagador, mas pela situação que ele está passando com os altos juros e salários congelados, o pessoense até tem desejo de pagar suas dívidas, mas lhe falta condições para quitar os débitos”, disse Lindemberg Vieira, complementando que os medicamentos também estão com preços impraticáveis.

Ainda segundo o diretor do SPC em João Pessoa, o que mais leva os pessoenses à inadimplência são as compras a longo prazo (compra de um produto para pagar em mais de 15 vezes) e o empréstimo do cartão a terceiros. “Nunca empreste ou faça compras para um ‘amigo’ pagar porque ele não vai cumprir com todas as parcelas. Essas são as principais causas que levam as pessoas a integrarem a lista do SPC”, alertou.

Como ‘limpar ‘o nome

O consumidor pode regularizar o seu crédito e limpar seu nome do SPC a qualquer momento. Para isso, basta ele procurar o estabelecimento que fez a compra e proceder o pagamento do débito pendente. Após o pagamento, o estabelecimento comercial terá que acessar o SPC e efetuar a baixa do registro naquele CPF. No mesmo dia, seu nome estará fora da lista de inadimplentes no comércio.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here