Soprano italiana se apresenta com a Orquestra Sinfônica de João Pessoa

    0

    A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) recebeu, na noite de sábado (13), a soprano italiana Patrizia Biccirè para um concerto que privilegiou obras famosas do período romântico da música, com árias, aberturas de ópera e solos escritos por Puccini, Ponchielli, Leoncavallo e Verdi.

    A apresentação, realizada no Auditório Celso Furtado do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), atraiu grande público para a sala, que pôde tanto imergir na música, como entender o contexto histórico em que cada obra foi criada, em breves explicações repassadas pelo maestro e diretor artístico do corpo, Laércio Diniz.

    O concerto resultou de uma parceria com o Consulado Italiano no Brasil. Biccirè, que mora na Bolonha e estava em turnê pelo Nordeste brasileiro, vsitou João Pessoa pela primeira vez. Ela, que foi descoberta aos 14 anos no coral da igreja e profissionalizou-se aos 25 (“Uma idade até avançada para os padrões”, ressalva), encheu a sala com trinados que encantaram os espectadores. “Não sabia o que era ópera, mas a harmonia e alma com que eles tocam, e ela canta, emocionam”, relatou o odontólogo Claudemir Barbosa. Embora os elementos teatrais, diálogos e toda a cenografia que contextualiza os atos de uma ópera não estivessem lá, a presença da cantora por si compensou.

    Em especial, a obra de abertura do programa, a Abertura de “A força do destino”, de G. Verdi, guarda certa mística. De todas do compositor, esta é a mais assídua no repertório sinfônico, com grande força dramática e inventividade melódica. O programa também incluiu obras de Puccini, o maior compositor do gênero, com “La Bohème” (“Si, mi chiamano Mimi”), “O mio babbino caro” e “Un bel dì vedremo” (extraído de “Madama Butterfly”).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here