Soluções para a crise hídrica na Paraíba são debatidas com Ministério da Integração

    0

    A seca que assola todo o Estado foi pauta de discussão na Câmara Municipal de Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (02), em sessão especial conjunta com a Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pela deputada estadual, Daniella Ribeiro (PP). Na ocasião, o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, apresentou o cronograma geral das ações das obras do São Francisco para acompanhamento das etapas da obra.

    Ao iniciar a sessão, a deputada Daniella Ribeiro destacou a importância da ocasião por ser o momento de ouvir dos poderes competentes e responsáveis, e as soluções implantadas para solucionar o problema. A deputada lembrou ainda, que apenas em 1999, o açude Epitácio Pessoa chegou aos 14% de sua capacidade, apenas 1% de diferença para a atual situação, que é de 15%.

    “Neste momento atravessamos uma das mais graves crises de abastecimento de água no Estado, e as perspectivas quanto às chuvas para o próximo ano, não são nada animadoras. Minha expectativa é que esta reunião seja um marco na busca de uma solução consistente para essa crise, e também para que problemas assim não se repitam no futuro”, disse Daniella.

    A deputada sugeriu que o poder público, vereadores e deputados criem uma comissão para acompanhar continuamente as obras da transposição e que visitem, junto com um representante do Governo Federal, para fiscalizarem o andamento.

    O presidente da Câmara Municipal, Pimentel Filho (PSD), também autor da sessão, a classificou como um ‘último grito’ da população de Campina para ter água.

     

    Obras da transposição

    Para apresentar e responder as expectativas dos presentes, o secretário executivo do Ministério da Integração, Carlos Vieira, explicou os próximos passos do Governo Federal para suprir a demanda do Estado. ” O ‘Caminho das águas’, como chamamos as obras do eixo leste, é um projeto diferenciado. Cada parte que concluirmos, o governo federal fará a entrega. A segunda será entregue no fim desse mês, em Pernambuco”, contou.

    Vieira explicou ainda que cada fase da obra demora cerca de 60 a 90 dias para ser finalizada, já que a estrutura básica está construída. “Com a inauguração da sexta fase a água chegará em Campina Grande, e isso deve acontecer em dezembro 2016, ou no máximo no início de 2017, quando essa obra estará finalizada”, afirmou.

    O secretário também lembrou, que no mês de julho, o Governo Federal destinou recursos na ordem de R$18 milhões para ações emergenciais, como a construção de adutoras de engate rápido e compra de carros-pipas para minimizar a falta de água no Estado.

    O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o presidente da Fiep, Buega Gadelha, o presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Buba Germano e o deputado Renato Gadelha, parabenizaram a iniciativa da deputada Daniella, bem como, apresentaram suas sugestões para minimizar a grave escassez. Ainda estiveram presentes na ocasião, os deputados Manoel Ludgério, Tovar, Inácio Falcão, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, e vários vereadores da casa Felix Araújo.
    Situação

    Atualmente a Paraíba conta com 124 reservatórios, dos quais apenas 42 estão com armazenamento superior a 20% do seu volume total; 36 reservatórios estão em observação, com armazenamento inferior a 20% do volume total e 45 se encontram em situação crítica, ou seja, estão com o armazenamento inferior a 5% do volume total.

    Em Campina Grande, o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) está com cerca de 15% da sua capacidade, que é de 411 milhões de metros cúbicos. O racionamento já atinge a cidade e mais 18 municípios, cujo abastecimento depende do reservatório. Aproximadamente 700 mil pessoas convivem com um racionamento de 60 horas semanais, a ser ampliado para 84 horas no próximo mês.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here