Só um dos 12 deputados da Paraíba votou contra o fim da reeleição para cargos executivos

    0

    Somente 19 parlamentares votaram contra o fim da reeleição, em uma das únicas pautas que foi quase uma unanimidade dentro da votação da reforma política na Câmara dos Deputados, na noite de ontem (27). Entre eles, está o paraibano Efraim FIlho (DEM), único membro da bancada do estado que votou pela permanência da regra atual, que permite uma recandidatura aos cidadãos que ocupam cargos executivos, como presidente, governador e prefeito. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara por 452 votos a 19, com 1 abstenção.

    Até mesmo dentro da bancada do DEM, composta por 20 deputados, Efraim foi minoria. Apenas quatro deputados democratas foram contra a proposta, incluindo o paraibano.

    O texto foi aprovado nos termos do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição para a proibição: ela não se aplicará a governadores eleitos em 2014 e prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos na gestão anterior.

    A exceção para o cargo de presidente da República não tem efeito prático, uma vez que a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018, em observância à legislação eleitoral vigente.

    Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
    Confira os votos dos parlamentares paraibanos:

    Efraim Filho/Não

    Damião Feliciano/Sim

    Hugo Motta/Sim

    Manoel Junior/Sim

    Veneziano Vital do Rêgo/Sim

    Aguinaldo Ribeiro/Sim

    Wellington Roberto/Sim

    Rômulo Gouveia/Sim

    Pedro Cunha Lima/Sim

    Luiz Couto/Não

    Wilson Filho/Sim

    Benjamin Maranhão/Sim

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here