SMS realiza nesta sexta, ‘Dia D’ de prevenção e controle do diabetes

    0

    Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza, nesta sexta-feira (14), atividades de prevenção à doença. A ação acontece das 8h às 11h, no Ponto de Cem Réis, e está inserida na programação do Novembro Azul.

    No local, a população terá acesso aos serviços de avaliação dos pés para diabéticos, testes de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, saúde bucal e orientações sobre os prejuízos do tabagismo. A atividade é uma parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

    De acordo com dados da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes da SMS, atualmente há aproximadamente 25 mil diabéticos cadastrados na rede municipal de saúde. Eles têm acesso ao atendimento especializado por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USF).

    Clécia Oliveira, coordenadora de hipertensão e diabetes da SMS, chama atenção para o cuidado entre a população masculina. “É preciso conscientizar as pessoas no que diz respeito à prevenção e ao tratamento do diabetes, principalmente os homens que geralmente se cuidam menos e, quando descobrem a doença, muitas vezes ela se encontra num estado avançado.” afirmou.

    Prevenção – Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), há 371 milhões de diabéticos no mundo. Só no Brasil, que ocupa o quarto lugar em números de casos da doença, o número é de 13,4 milhões. Para prevenir o diabetes, os especialistas recomendam menos ingestão de açúcar, aliada a uma alimentação balanceada e a prática diária de atividades físicas.

    Muitos dos portadores de diabetes desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é de fundamentação importância, pois o tratamento evita complicações.

    Quando presentes, os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual, infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here