SMS realiza monitoramento de avaliação de cartões de vacinação neste sábado

    0

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza, no próximo sábado (28), um monitoramento para avaliar os cartões de vacinação de crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos. As atividades acontecem das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, em visitas domiciliares.

    Os profissionais da SMS coordenados pelo Setor de Imunização irão rastrear os cartões de 2.850 crianças. “É importante essas ações de monitoramento da cobertura vacinal, para aproveitarmos também a oportunidade e vacinar as crianças que não compareceram nos postos de vacinação durante o período da campanha contra poliomielite e sarampo”, destacou Chiara Dantas, chefe do Setor de Imunização do município.

    Ainda de acordo com a coordenadora, para agilizar o trabalho das equipes, a SMS solicita a colaboração de pais ou responsáveis pelas crianças no sentido de receber os profissionais de saúde do município e apresentar os cartões para avaliação. Ao todo, serão 114 equipes envolvidas na ação de monitoramento. Cada equipe é composta por um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um agente de saúde.

    “Todos os profissionais envolvidos na ação estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da SMS, explicando sobre o monitoramento”, informou Chiara Dantas.

    As crianças que estiverem com a carteira desatualizada serão vacinadas nesta oportunidade. Em caso de dúvida ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 3218-6170.

    Contraindicações – Crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenham realizado transplante de medula óssea, não devem tomar a vacina.

    Poliomielite – A poliomielite ou ‘paralisia infantil’ é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Acomete em geral os membros inferiores. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990.

    Sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

    Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, as bactérias podem atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.

    Vacinação em dia – A população pode acompanhar no aplicativo ‘Vacinação em Dia’ (para smartphones e tablets) seu cartão de vacinação e manter a imunização atualizada. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

    O aplicativo está disponível para usuários do sistema android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here