SMS oferece serviços à população no Dia Estadual de Combate ao Fumo em JP

    0

    Conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento do tabagismo e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida e ambientes livres do tabaco. Estes são os objetivos da ação que será realizada neste sábado (14), entre 7h30 e 11h, no Busto de Tamandaré, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Fumo, comemorado em 15 de março.

    Durante a atividade será possível realizar testes de espirometria (mede a função pulmonar), fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono) e participar de atividades físicas com equipes do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’. Também haverá exposição de pulmão de fumantes e não fumantes, e distribuição de material educativo.

    Além de causar malefícios ao corpo, o cigarro tem a capacidade de afetar também a saúde mental dos indivíduos. “O tabagista geralmente tem um perfil permeado por ansiedade, depressão, estresse, emoções negativas e positivas. Por isso é importante, junto ao tratamento medicamentoso, associar o acompanhamento psicológico”, explica à psicóloga Niviane Ribeiro, da Área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

    Não é preciso ir longe para encontrar alguém fumando e pessoas prejudicadas por este hábito. “Nas paradas de ônibus é comum ter fumante jogando a fumaça do cigarro pra cima da gente. Tem até aqueles que tentam tragar o cigarro mais rápido pra não perder o cigarro e outros que entram no ônibus soltando fumaça, é horrível”, relata a estudante Graciene Nóbrega, de 19 anos.

    Parceria – A ação será realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Secretaria Estadual da Saúde, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Associação Médica da Paraíba (AMPB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba, Liga Acadêmica de Pneumologia(LAP-PB), Facene/Famene, Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.

    Assistência – A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa dispõe de um serviço especializado para o tratamento do tabagismo, que é oferecido pelos Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais) e no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD). Para ter acesso, basta o usuário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here