Situação dos ambulantes no Centro é falta de planejamento na gestão Cartaxo, diz PSOL

0

As ruas do Centro de João Pessoa estão tomadas por ambulantes. Muitos deles são comerciantes que tinham seus pontos no Parque Solon de Lucena (Lagoa) e, após a reforma, não foram realocados pela Prefeitura Municipal. Em entrevista ao Paraíba Já, o pré-candidato do PSOL para prefeito da Capital, Victor Hugo, fez uma análise da situação e em sua conclusão, ele afirmou que a causa do problema foi a falta de planejamento da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ao realizar a obra da Nova Lagoa.

“Não existiu a preocupação com a realocação desses comerciantes ambulantes. Na realidade, nem eram ambulantes, eles tinham os pontos deles. Os tiraram da Lagoa e não deram outra opção, isso foi uma falha muito grande. A propaganda da prefeitura disse que tinha realocado, porém isso não aconteceu. Fizeram uma obra sem planejamento”, criticou.

Para Victor Hugo, qualquer quantidade de ambulantes, ocupando as ruas e as calçadas, interfere diretamente na mobilidade urbana dos pedestres, principalmente dos que sofrem com algum tipo de deficiência ou os idosos.

“Qualquer ambulante no meio da rua atrapalha de qualquer jeito. As vias públicas são dos pedestres e principalmente aqueles que tem dificuldades, um cadeirante ou idoso. Eu acho que essas pessoas não podem tirar o direito dos outros de se locomover. Então os gestores públicos precisam ficar atentos, pois as pessoas vão para o comércio ambulante por precisarem sustentar suas famílias, porém é preciso organizar, tem que cadastrar, tirar essas pessoas e colocar em outros locais que não atrapalhe”, explicou.

Os prefeitos que geriram a cidade antes de Luciano Cartaxo, tiveram a preocupação em realocar os comerciantes informal. Victor Hugo afirmou que essa não foi uma preocupação do atual prefeito.

“Esse problema pode ser amenizado da seguinte forma, cadastrar, diagnosticar, saber quem são os ambulantes, para assim poder tomar uma atitude e coloca-los em locais apropriados, para que eles possam fazer o seu comércio. Isso são coisas que já vinham sendo feitas nos governos anteriores, na tentativa de encontrar locais para esses comerciantes, só que esse trabalho foi interrompido na gestão de Cartaxo. Não houve a criação de nenhum local para esses ambulantes. Cicero, Ricardo e Agra criaram espaços para esses comerciantes”, concluiu.

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here