Site espanhol divulga destinos históricos e culturais brasileiros

A estratégia de promoção do turismo cultural e histórico do Brasil é uma das prioridades da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), ao divulgar o País no exterior. Como fruto desse esforço, as cidades de Pirenópolis (GO), São Luís (MA) e São Miguel das Missões (RS) aparecem como destaque do site espanhol Hosteltur, publicação estrangeira especializada que indica visita aos destinos.

A reportagem especial aborda os atrativos culturais das cidades de São Luís e São Miguel das Missões, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e Pirenópolis, tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Divulgar os nossos patrimônios é valorizar ainda mais a identidade brasileira. A escolha das três cidades consolida a importância de diversificar os segmentos turísticos brasileiros, em especial o cultural”, afirma o presidente substituto da Embratur, Gilson Lira. O porta-voz registra a importância do mercado espanhol, que em 2014 enviou 166.759 visitantes ao Brasil.

Passando pelo Nordeste, o portal destaca a colonização francesa da capital maranhense. Os azulejos, as ruas de paralelepípedos, o Museu de Arte Sacra, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Palácio dos Leões são algumas das atrações turísticas apresentadas aos espanhóis.

Dando continuidade à rota, o site Hosteltur fala do patrimônio arquitetônico colonial; das cachoeiras; da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941 e restaurada entre 1996 e 1999; e da tradicional Festa do Divino e Cavalhadas de Pirenópolis. A gastronomia da cidade goiana também é um ponto relevante na publicação.

O caminho termina na região Sul. Um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros, as ruínas de São Miguel das Missões, também integram a lista de dicas. A cidade gaúcha guarda uma das mais preservadas missões jesuítica do Brasil. Ainda de acordo com a publicação, outra atração é a culinária local, como churrasco, arroz de carreteiro, cachaça e chimarrão.

Turismo cultural
Embora sol e praia ainda sejam os principais motivos da vinda ao Brasil, a maior parte (53,4%) dos estrangeiros que esteve no País para a Copa do Mundo FIFA 2014 buscou atividades culturais, como visitas a museus, locais históricos, espaços de tradições e folclore popular, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.

Segundo a UNESCO, o Brasil possui 18 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo valor que representam para a cultura da humanidade. A Embratur busca, junto às Secretarias Estaduais de Turismo, levar, principalmente nas feiras internacionais, atrativos turísticos que divulgam a cultura brasileira.

As informações são do site Turismo em Foco.