Site de turismo promete mostrar os custos embutidos no preço das passagens aéreas

O site de viagens Expedia anunciou que passará a expor os custos extras embutidos nos preços das passagens aéreas – e apontar o que não está incluído no preço e pode ser um gasto extra para o viajante.

A nova ferramenta tem como objetivo fornecer mais detalhes ao cliente, para que ele possa escolher a tarifa que realmente vai atender as suas necessidades. Além de mostrar a opção mais barata, também serão exibidas variações com os serviços incluídos.

Como exemplo, o Expedia mostra uma tarifa na classe econômica e outra na primeira classe, por um preço mais de duas vezes maior. A diferença de valor é explicitada com o que não estará disponível na tarifa básica (escolha de assentos, embarque prioritário, cancelamento), e as comodidades incluídas na tarifa mais alta, como mais bagagens despachadas sem custo, bebidas alcoólicas, escolha de poltrona, etc.

“O tamanho do assento, se há internet disponível, se há refeições durante o voo – todas essas variáveis que os viajantes querem considerar durante sua busca”, enumerou Greg Schulz, vice-presidente sênior de turismo e transporte global.

Muitas companhias aéreas incluem essas informações junto com o preço das passagens – e usam os serviços como atrativo para vender um bilhete mais caro. Páginas como a Routehappy, parceiro do Expedia, também apontam as comodidades em diferentes voos.

O que o Expedia pretende fazer é reunir o maior número de informações em um único canal, citando serviços e comodidades que podem ser adquiridos por meio de pagamento de uma taxa extra, e também apontando custos para mudanças de data e horário, cancelamento.

As informações extras estarão disponíveis na versão americana do site de viagens. Inicialmente, a parceria será com as companhias aéreas Delta e Airberlin, mas os planos são de incluir várias outras empresas nos próximos meses.

O Expedia também pretende lançar ainda este ano uma ferramenta que mostre a tendência de preço das passagens nas últimas duas semanas para um determinado destino. E um sistema que faça uma espécie de ‘previsão’ dos preços a partir da análise de tendências de reservas de passagem para um destino em particular.