Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido

0

O uso do Google Chrome, em especial em computadores com pouca memória, pode ser desafiador, já que o navegador torna-se pesado e lento quando usado com muitas abas abertas. Algumas extensões prometem aliviar a carga e fazem o GoogleChrome rodar de forma mais eficiente e rápida na sua máquina, economizando memória RAM e ciclos do processador, por exemplo.

Plugin deixa você abrir sites sempre no modo anônimo no Google Chrome

Na lista a seguir, você vai conhecer extensões que deixam o navegador do Google rápido e eficiente.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
Veja sete extensões para deixar o Chrome mais rápido no seu computador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1) The Great Suspender

The Great Suspender é uma extensão bem fácil de usar e sua função é deixar abas hibernando, liberando a memória, dados de Internet e ciclos do processador que elas usariam, caso não fossem colocadas para dormir.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
The Great Suspender economiza memória ao colocar as abas para hibernar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Depois de instalar no Chrome, o usuário pode configurar o comportamento de The Great Suspender: é possível definir um prazo para que as páginas sejam colocadas em hibernação, dá para determinar exceções (como o YouTube, para não perder o vídeo carregado) e definir que páginas que contenham informações não salvas, como e-mails e formulários, não sejam colocadas para dormir.

2) Session Manager

O Session Manager permite que você salve várias sessões do Chrome para consulta posterior. Funciona assim: suponha que você tem uma coleção de 20 abas abertas, todas importantes, mas deseja pesquisar seu conteúdo outra hora. Com o Session Manager, você pode salvar todas elas para visita posterior.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
Session Manager salva sessões inteiras, com abas carregadas, para consulta posterior (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Dessa forma, o Chrome fica liberado para que você possa fazer outras coisas, até que decida rever as páginas salvas.

3) Web Boost

Se memória não é um problema no seu sistema, o Web Boost pode ser uma solução mais interessante para acelerar o Chrome. Essa extensão funciona racionalizando o processo de leitura de uma página de Internet e, segundo seus criadores, permite que o Chrome realize o carregamento de um site três vezes mais rápido do que o normal.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
Web Boost acelera a navegação na Internet ao agilizar o processo de carregamento de páginas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Web Boost funciona armazenando informações recorrentes usadas por sites no seu computador. Dessa forma, em vez de precisar carrega-las a partir da Internet sempre que deseja abrir um site, o Chrome passa a lê-las diretamente do computador.

4) OneTab

Essa extensão é mais uma solução para atacar o problema do alto consumo de memória com grande quantidade de abas abertas. Usando OneTab, o usuário pode converter uma enorme quantidade de abas abertas em uma lista. Dessa forma, as páginas ficam fechadas, liberando RAM e performance do processador.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
OneTab promete salvar até 95% da memória ao acumular abas em listas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Sempre que desejar, o usuário pode consultar a lista das abas acumuladas via OneTab para abri-las novamente.

5) better Browser

Essa extensão não é tão dramática como o Web Boost e seu funcionamento está mais relacionado com a criação de atalhos e truques para facilitar o uso do Chrome.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
better Browser tem um recurso que carrega a próxima página antes do usuário abri-la, deixando a navegação em pesquisas mais rápida (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Entre os exemplos, o better Browser permite a configuração de auto rolagem, introduz o botão “voltar ao topo” em todas as páginas, antecipa o carregamento da página seguinte para agilizar uma pesquisa, por exemplo.

6) Disconnect

Essa extensão permite que você visualize e bloqueie a ação de sites que monitoram o seu comportamento de busca. A princípio, Disconnect serve para proteger a sua privacidade mas um dos reflexos do seu funcionamento é poupar a sua conexão, fazendo com que o Chrome funcione mais rápido ao carregar páginas.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
Além de proteger a privacidade, Diconnect permite bloquear sites que deixam a navegação mais lenta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

7) SearchPreview

SearchPreview é uma extensão que adiciona miniaturas de páginas numa pesquisa no Google (e em alguns outros buscadores). Dessa forma, antes mesmo de clicar em algum resultado você já é capaz de ter uma ideia do tipo de página que o aguarda.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido
SearchPreview exibe miniaturas dos resultados em uma pesquisa (Foto: Reprodução/SearchPreview)

O recurso é útil para quem busca algo e sabe mais ou menos como o site desejado se parece. Além disso, a miniatura revela traços do site a ser visto permitindo que páginas falsas sejam desmascaradas sem a necessidade de visita-las. As informações são do Techtudo.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here