Sepultamento de Cristovam Tadeu será neste domingo, no Cemitério Senhor da Boa Sentença

O corpo do diretor de Programação e Artístico da Rádio Tabajara, ator e humorista Cristovam Tadeu, será velado na Central de Velórios São João Batista, na Avenida Juarez Távora, 135. O sepultamento está marcado para este domingo (9), às 11h, no Cemitério Senhor da Boa Sentença.

Cristovam Tadeu nasceu no dia 6 de maio de 1962, em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. Começou como ator de teatro em 1980 e já em 1982, aos 20 anos, fazia seu primeiro show de humor chamado “Prá Morrer de Rir”. Em 1986 iniciou o projeto de humor em bar, se apresentando e lançando novos talentos no famoso Bar Travessia. Fora dos palcos, ele produz charges, ilustrações e projetos gráficos.

Com personagens memoráveis, que integram o inconsciente coletivo do paraibano, Cristovam publicou por décadas suas criaturas em jornais diários, onde também fez charges e ilustrações. Formavam seu universo humorístico as personagens Lampirão, com clara influência de Henfil, Ostradamos, Herr Fróide, além de Bartolo, sua mais conhecida criação. Bartolo é um bebum clássico, daqueles que vivem mais no bar que em casa, dando opinião sobre tudo e todos, onde Cristovam pode demonstrar seu humor hilariante.

Atuou em dezenas de peças de teatro, escreveu e dirigiu dois espetáculos de grande sucesso (Vovô Viu a Uva e Vovó Viu a Ave), fez cinema (“24 horas”, de Marcus Villar e “Por 30 Dinheiros” de Vânia Perazzo e Ivan Herbalov) e na TV, além de ter feito centenas de comerciais, escreveu, dirigiu e produziu o primeiro programa de humor da Paraíba chamado ”Sábado de Graça”.

Em 1989, em São Paulo, fez parte do elenco do programa “Só Riso”, na Rede Band, ao lado de Costinha, Zé Vasconcelos, Lilico, Zé Bonitinho e participou durante anos do programa “Show do Tom”, na Rede Record, como Gaetano Velhoso. Seu mais recente trabalho nos palcos paraibanos foi o “Movimento Humorial”, uma homenagem a Ariano Suassuna.

Desde 2011, era diretor de Programação e Artístico da Rádio Tabajara. Morreu aos 54 anos.