Senador paraibano destaca importância cultural e econômica das festas de São João para o estado

Nordestino de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou nesta ontem (23), véspera de São João, a importância cultural, econômica e turística das comemorações juninas para o Nordeste brasileiro, particularmente para o povo da Paraíba. Ele lembrou que as comemorações dos chamados santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro – se constituem nas festas mais populares do país, que retratam toda a alegria e expressão do povo nordestino.

Lira enfatizou que, além de resgatar elementos enraizados com a história e a vida do povo da região, estas festas movimentam a economia e atraem turistas de todo o Brasil. Integrado à cultura popular nordestina, o ciclo dos festejos juninos, segundo o senador, ultrapassou limites e hoje é, também, um marco turístico e um significativo fator de fortalecimento da economia.

Ele lembrou que as festas juninas estão presentes em todos os municípios paraibanos, sem exceção, com destaque para o Maior São João do Mundo, realizado durante 30 dias em Campina Grande e que atrai, neste período, mais de 2 milhões de pessoas de outros Estados e até de outros países. Raimundo Lira destacou a valorização da cultura regional e o incremento econômico que estes eventos trazem às cidades.

Lira também ressaltou que as festas mostram a força do nordestino, que, mesmo em ano de crise e de escassez de água, mantém a esperança de dias melhores. Ele também lembrou toda a beleza da cultura regional, expressa no artesanato local, na culinária, na poesia, nas quadrilhas juninas e, principalmente, na música.