Semob comemora ‘Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro’ com passeio ciclístico

    0

    Para comemorar o ‘Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro’, nesta segunda-feira (22), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) promove um passeio ciclístico em parceria com grupos de pedal da cidade. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014, que começou na última quinta-feira e se encerra no próximo dia 25. A concentração do evento será a partir das 19h no final da Avenida Epitácio Pessoa. A saída está programada para as 20h. Os ciclistas seguirão pelas Avenidas Almirante Tamandaré, João Maurício, Fernando Luiz Henrique dos Santos, Edson Ramalho, Prof.ª Maria Sales, chegando novamente ao final da Epitácio Pessoa, ponto de partida.

    O passeio ciclístico tem como objetivo estimular a sociedade a buscar novas formas de mobilidade urbana, visando ao desenvolvimento sustentável e sem prejuízos ao meio ambiente e à sociedade. “Queremos conscientizar a população e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte em João Pessoa, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura para a mobilidade urbana sustentável”, disse o superintendente executivo de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto.

    Pedala João Pessoa – O superintendente afirmou que no mesmo dia do passeio, a Semob lançará o projeto contínuo chamado ‘Pedala João Pessoa’, em que a cada quinze dias, nas quartas-feiras à noite, irá realizar um passeio ciclístico com o grupo sendo escoltado pelos agentes de mobilidade urbana, que vão operacionalizar o tráfego para dar mais segurança aos participantes do evento. Ciclovias e ciclofaixas – No ano passado, a Prefeitura inaugurou a Ciclofaixa de Lazer aos Domingos, com 13 km de extensão, ligando a orla ao Centro da cidade, para comemorar o ‘Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro’.

    Jornada Mundial – O objetivo principal do ‘Dia Mundial na Cidade Sem Carro’ é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou a moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. No Brasil, o evento foi trazido pelo Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva e conta com a participação de mais de 60 municípios, inclusive João Pessoa que assinou a carta de adesão em 2011.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]