Semob começa a multar veículos estacionados nas areias das praias de Cabedelo

    0

    A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo começou, neste fim de semana, a aplicar Auto de Infração de Trânsito (multa) aos motoristas que usaram as areias das praias do litoral cabedelense para estacionar seus carros. Desde o dia 22 de dezembro, o órgão vem realizando ações socioeducativas para coibir esse tipo de prática ilegal, que põe em risco a segurança de banhistas e transeuntes dos locais.

    Segundo a Semob, o motorista que estaciona seu carro nas areias das praias infringe dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): o 181 e o 170. “No passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, diz o Artigo 181, inciso VII do CTB. A infração é considerada grave, com multa de R$ 127,00 e cinco pontos na carteira nacional de Habilitação (CNH)

    Já o Artigo 170 versa sobre “dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos”. A pena para quem for flagrado cometendo a infração, que e gravíssima, é multa de R$ 191,54, sete pontos da CNH e, ainda, recolhimento do documento de habilitação.

    “Há tempos a Semob vem fazendo um trabalho intenso de educação com esses motoristas, principalmente nas praias do Miramar e Camboinha. Nossos agentes os abordavam, explicavam o perigo do trânsito no local e pediam para que eles retirassem seus carros das areias, permitindo que os banhistas pudessem usufruir do local de forma segura. Só que esse tipo de abordagem se mostrou insuficiente perante a insistência em desobedecer a lei. A partir de agora, os agentes irão multar e aplicar o que consta no CTB. Esperamos com isso acabar de vez com esse comportamento que já se tornou hábito de alguns motoristas”, destaca Patrícia Cunha, secretária executiva da Semob de Cabedelo.

    Patrícia também ressaltou a importância da conscientização desses motoristas sobre o risco que eles infringem a todos que frequentam as praias. “A praia não é um local para trânsito de motorizados. Que a população entenda que iniciamos essa operação justamente pensando em uma Cabedelo com civilidade e respeito ao próximo. Todos que frequentam as nossas praias querem tranquilidade, diversão e segurança, e transitar com veículos nas areias é um ato irresponsável e perigoso”, completa.

    Quem desobedecer um agente de trânsito durante a abordagem também será passível do Auto, como consta no Artigo 195 do CBT, sob pena de multa grave.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here