Seminário discute federalização da educação e Barbosa toma posse em nova secretaria da Unale

    0

    O deputado Ricardo Barbosa tomou posse, nesta sexta-feira, como titular da recém-criada Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), durante seminário nacional realizado no Centro de Convenções de João Pessoa. O presidente da Unale, deputado Sandro Locutor, deu posse aos membros da nova secretaria.

    O Seminário Nacional sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Financiamento Público da Educação é o primeiro evento promovido pela secretaria, com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba.

    O deputado Ricardo Barbosa chamou a atenção para a necessidade de perseguir a proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de federalização da educação básica no país, “em que reside o mais sólido desejo de legar ao Brasil uma respeitável situação sociocultural e socioeconômica a partir da educação”, salientou.

    O deputado paraibano também enfatizou a necessidade de uma maior inclusão digital. “Os avanços científicos e tecnológicos precisam ser, cada vez mais, um patrimônio comum, independentemente da classe social. Cabe ao poder público promover o equilíbrio nessa relação desigual do acesso às conquistas do desenvolvimento”.

     

    Ranking brasileiro

    A Paraíba foi destaque no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica e afere a  contribuição dos estados e municípios para o sucesso educacional dos brasileiros. “A Paraíba figurou em pé de igualdade com o estado do Rio de Janeiro, com o qual ficou empatado, lembrando que o Rio está entre os cinco maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Ficamos à frente dos nossos vizinhos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte”, destacou o deputado Ricardo Barbosa, ao elogiar as ações do governo do estado na área da educação.

    Paineis do seminário

    O Seminário Nacional sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Financiamento Público da Educação apresentou dois painéis.  O primeiro sobre Educação, que teve como tema central “Plano Nacional da Educação: financiamento público da educação”. Os painelistas foram a senadora Maria de Fátima Bezerra, membro titular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado; Aléssio Trindade de Barros, secretário de Educação do Estado da Paraíba; e o deputado Buba Germano, presidente da Coissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba.

    O segundo painel foi sobre Ciência e Tecnologia, tendo como tema “Governança da internet no Brasil e a inclusão digital”, sendo painelistas o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Virgílo Augusto Fernandes Almeida, e o presidente da Fapesq (Fundação de Apoio à Pesquisa), Cláudio Furtado.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here