Semana do Servidor: Projeto Prima leva música ao Centro Administrativo Estadual

    0

    O Polo Tibiri do Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) levou música clássica e popular aos servidores estaduais do Centro Administrativo, em Jaguaribe, João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (29), na Semana do Servidor. O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes foi concebido pelo governador Ricardo Coutinho, com participação do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César.

    O Prima é inspirado no desempenho do “El Sistema”, na Venezuela, e o Neojiba, na Bahia.olvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. A adolescente mora no bairro Tibiri, em Santa Rita, e revelou a importância que tem a música em sua vida. “É uma coisa que não tem explicação. Estou aqui porque a música é uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida e eu mudei muito desde que cheguei ao Prima”.

    Islen Mirela, 15 anos, aprendeu a tocar violino em janeiro deste ano quando se inscreveu no Prima, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. A adolescente mora no bairro Tibiri, em Santa Rita, e revelou a importância que tem a música em sua vida. “É uma coisa que não tem explicação. Estou aqui porque a música é uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida e eu mudei muito desde que cheguei ao Prima”.

    Renata Monteiro, 16 anos, toca fagote e, a exemplo da colega Islen, também integra o Polo do Prima de Tibiri. As duas adolescentes se apresentaram junto com mais 40 jovens. De acordo com o maestro Lenilson Santos, no Polo Tibiri estão inscritas 160 crianças e adolescentes e todos os dias chegam mais querendo se inscrever para aprender a tocar algum instrumento.

    O objetivo do Prima é o ensino da cidadania por intermédio da música orquestral, com eventual extensão também a Bandas e Corais. Prima é um projeto social, que visa uma maior interação entre a população paraibana por intermédio da música e arte. “Não é uma escola de música. É uma escola de cidadania, onde a atuação musical e em conjunto oferece um microcosmo da sociedade, onde exemplos de apoiomútuo e respeito ao próximo podem ser identificados, valorizados e transformados em lição de vida aos seus estudantes”, destaca o secretário Chico César.

    As atividades continuarão nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, com atrações culturais incluindo o Quinteto de Professores, a Dança em Cadeiras de Rodas e, encerrando a programação, o show da banda Tuareg’s. Antes, às 15h, acontece a oficina “Alimentação Saudável”.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here