Secretário da PMJP nega informações e MPPB decide inspecionar obra da Lagoa

Reuniao
Audiência realizada na tarde desta quinta

A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa realiza, na manhã desta sexta-feira (18), uma inspeção às obras de revitalização do Parque Solon de Lucena – Lagoa. A comitiva que fará a inspeção sairá às 8h, da sede da Promotoria, ao lado do hotel JR.

O promotor João Geraldo Barbosa decidiu realizar a inspeção após o secretário de Infraestrutura da Capital, Cássio Andrade, se recusar a detalhar a fase de andamento das obras no Parque Solon de Lucena, durante audiência para tratar da questão ocorrida na tarde desta quinta-feira (17).

Na audiência, o secretário Cássio Andrade se limitou a informar que a data de conclusão da obra está mantida para junho deste ano, conforme o cronograma inicial. Ele informou ainda que 75% do serviços estão concluídos.

Ainda durante a audiência desta tarde, o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) registrou as três inspeções realizadas na Lagoa durante a execução da obra.

Ele informou que, num primeiro momento, um engenheiro da empresa que executa a obra impediu que a equipe técnica do Iphaep tivesse acesso ao local, sendo necessário entrar em contato com o secretário de Infraestrutura, informando que o Parque Solon de Lucena se trata de área de preservação patrimonial, sob proteção do órgão.

O representante do Iphaep informou, ainda, que durante a inspeção, à época, foi constatada a ocorrência de intervenção e revitalização de monumentos que compõem o parque de forma irregular por não ter análise nem autorização prévia do instituto

Também participaram da audiência, representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Planejamento de João Pessoa; da Procuradoria do Município, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo; da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).