Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece serviços de prevenção à obesidade

    0

    Dados do Ministério da Saúde apontam que 17,5% da população brasileira está obesa, o que representa mais de 35 milhões de pessoas. Em João Pessoa, a obesidade atinge mais de 130 mil pessoenses de todas as idades. Com o intuito de combater os males causados pela doença e alertar a população sobre a importância de levar uma vida saudável, em 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da área técnica de Nutrição, oferece ações com intuito de fortalecer o cuidado e a prevenção não somente da obesidade, mas das doenças crônicas não transmissíveis, associadas ao consumo de alimentos inadequados para a saúde.

    “Identificamos os casos que apresentam estado nutricional alterado para sobrepeso e obesidade e, a partir daí são realizadas intervenções relacionadas ao perfil e consumo alimentar e o monitoramento do estado nutricional destes indivíduos até que os mesmos tenham a situação nutricional normalizada”, explicou o coordenador da área Saúde da Criança, adolescente e Nutrição, Edgar Tito Neto.

    De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2013, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, avaliou o peso de 61.041 usuários, deste total, 12.534 foram diagnosticados com algum grau de obesidade, e estão sendo acompanhados pelos serviços oferecidos no município.

    A porta de entrada para usuários obesos que buscam cuidados na Rede de Saúde do Município, é a atenção básica, através das 181 Equipes de Saúde da Família, 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), distribuídas nos cinco distritos sanitários.

    Classificação do IMC:

    Menor que 18,5 – Abaixo do peso
    Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
    Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
    Entre 30 e 34,9 – Obesidade Grau I
    Entre 35 e 39,9 – Obesidade Grau II
    Igual ou acima de 40 – Obesidade Mórbida

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]