Secretaria de Mulheres divulga a ‘Parada Segura’ no Centro da Capital

O mês de novembro é marcado pelo Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher, celebrado no dia 25, e instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em referência a esta mobilização, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realiza, nesta sexta-feira (14), às 17h, no Parque Solon de Lucena, esquetes teatrais para divulgar a Lei 1.824/2013 (Parada Segura), que dá direito às mulheres a solicitar dos motoristas de ônibus que as deixem, após as 22h, em paradas seguras, próximas de suas residências. A atividade faz parte de uma série de ações que a SEPPM vai promover neste mês de combate à violência contra a mulher.

No dia 25 de novembro, data que marca o início da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, será divulgada no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), às 9h, a programação completa das atividades que serão realizadas pela Secretaria.

Entre as atividades, está a retomada das campanhas ‘Faça um gol pelo fim da violência contra a mulher’ e ‘Rua Lilás’; roda de diálogo sobre mídia e os direitos humanos das mulheres; oficinas educativas com adolescentes da Escola de Futebol do Clube Auto Esporte e do Projovem Urbano; e capacitação com profissionais dos Distritos de Saúde e do Instituto Cândida Vargas sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência.

História – O dia 25 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher durante o primeiro encontro feminista da América Latina e Caribe, organizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. A data foi escolhida para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal (Pátria Minerva e Maria Teresa) pela ditadura da República Dominicana, em 1960. Em 1999, a ONU oficializou a data, que dá início à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, sendo finalizada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.