Sebrae pretende resgatar história da Capital e incentivar revitalização do Centro Histórico

    0

    Com o objetivo de resgatar a história da capital paraibana e incentivar a revitalização do centro histórico, assim como a utilização das praças públicas como espaço de lazer, será promovido no dia 3 de outubro o projeto cultural “Viva a Praça Viva- Encontre sua história”. Na próxima quinta-feira (24), às 10h, o evento será apresentado a jornalistas, parceiros, patrocinadores e fornecedores na Academia Paraibana de Letras, localizada em frente a Igreja São Francisco.

    Durante o lançamento, será divulgada toda a programação do Viva a Praça Viva, que espera reunir cerca de cinco mil pessoas e oferecer atividades culturais, como apresentações de grupos de música, arte cênica, exposição de fotografias e artesanato, além de feira gastronômica. As ações do evento irão envolver o Casarão 34, Academia Paraibana de Letras, Igreja do Carmo e outros equipamentos históricos da cidade.

    De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o evento espera entrar no calendário da capital mostrando à população as opções de lazer oferecidas pelo centro histórico da cidade. “Este é um evento para toda a família, que atende desde criança ao idoso. Queremos resgatar nossa história e mostrar o potencial dos equipamentos históricos para população, além de incentivar a revitalização dos espaços”, destacou Regina Amorim.

    As atividades do Viva a Praça Viva começarão às 16h, com a com a procissão em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Os fies sairão da Igreja Nossa Senhora do Carmo em um cortejo, ao som de ladainhas e hinos religiosos, pelos arredores da Praça Dom Adauto. Em seguida terão início os espetáculos. Divididos em dois palcos montados na praça, o público poderá assistir a apresentações de artistas como Jurandir do Sax, Grupo Camerata de Violão do IFPB, grupo de dança do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (João Pessoa), Grupo Parafolclórico Jacoca(Conde), Grupo Aruenda da Saudade (Pitimbu)  e ainda o Coral Meninos de Lucena.

    Já no Casarão 34, prédio com arquitetura barroca e patrimônio da cidade, serão realizadas duas exposições abertas ao público. Uma é a mostra “João Pessoa ontem e hoje: a história continua”, composta por 40 fotografias que fazem um paralelo das ruas da Capital, com fotos do século passado e registros de hoje, dos mesmos locais. A mostra de artesanato Sereias da Penha e exposição de Para os amantes de relíquias, o Viva a Praça Viva ainda apresenta a exposição de antiguidades sobre rodas, do Clube do Carro Antigo. Veículos como Landau, Mustangue, fusca, Camioneta Ford entre outros estarão disponíveis para a apreciação do público.

    Feira Livre – A gastronomia também é destaque no Viva a Praça Viva. A segunda edição do projeto Feira Livre será realizada durante o evento. Assinado e idealizado pelo chefe Onildo Rocha, a Feira Livre vai reunir mais de 10 chefes de cozinha que levam a alta gastronomia paraibana para as ruas a preços populares e num estilo despojado que aproxima o consumidor dos chefs.

    O evento – O projeto Viva a Praça Viva é resultado do trabalho de conclusão da 10ª turma do curso Formação de Empreendedores em Eventos 2015, promovido pelo Sebrae Paraíba. Durante seis meses, o grupo recebeu capacitação de profissionais da cadeia produtiva de eventos com a proposta de especializar o mercado paraibano e estimular a formalização da categoria.

    Este ano, vinte e cinco participantes receberam a formação do Sebrae, com aulas de módulos essenciais para a formação do agente de eventos: planejamento, desenvolvimento de equipe, promoção e captação de eventos, segurança em eventos, comunicação e marketing, modelo de negócio, cerimonial e etiqueta, além da prática de eventos. As disciplinas foram ministradas por renomados profissionais do segmento com vasta experiência em grandes eventos e atuação em todo o país, como Andrea Nakane, Tânia Trevisan, Líbia Macedo, Vanessa Martin, Ney Humberto Neves, Ferdinando Lucena, Izabel Morais, Alexsandra Gomes e Maria Rita Peres.

    Em sua décima edição, o curso já capacitou vários profissionais para o mercado de eventos aqui no estado.  Em 2016, o curso de formação será iniciado em março e as inscrições abrirão a partir de janeiro.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here