Saúde realiza ações de combate ao Aedes aegypti antes e depois do carnaval

0

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, realizar antes e depois do carnaval, as ações de intensificação de combate ao mosquito Aedes aegypti. O primeiro período das ações está ocorrendo desde o dia 6 até o próximo dia 24, enquanto o segundo será de 6 a 10 de março. O objetivo é garantir a continuidade das ações de controle do mosquito e a segurança de todos os foliões

Nos locais onde acontecem as ações, está sendo feita a aplicação de inseticida por meio de pulverização espacial Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como carro fumacê, que mata o mosquito adulto transmissor da dengue, zika e chikungunya. A aplicação do inseticida ocorre nas cidades onde costuma haver grande concentração de pessoas durante o carnaval, a exemplo do município de Cajazeiras, situado no Alto Sertão.

A Secretaria de Estado da Saúde explica que durante o verão, o ciclo evolutivo do Aedes Aegypti é reduzido de sete para cinco dias, motivado pelas chuvas espaçadas e o intenso calor da estação, que vai de dezembro a março. É também neste período, principalmente no carnaval, que o litoral paraibano e algumas cidades do Alto Sertão recebem um grande fluxo de turistas.

“No carnaval, a aglomeração de pessoas é muito grande e essas ações visam reduzir o nível de infestação pelo vetor. Este é um trabalho que precisa ter apoio da população. Não adianta matarmos os focos na rua, se nos quintais das casas eles continuam existindo, por isso é extremamente importante que a população também faça a sua parte”, lembrou o gerente operacional de Vigilância Ambiental, Geraldo Menezes.

Menezes ainda reforça que cerca de 80% dos focos do Aedes Aegypti são encontrados dentro de casa. “Por isso, a nossa orientação aos moradores é para que abram as janelas durante  a passagem do fumacê, para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos”, alertou.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here