Saúde estadual monta esquema de funcionamento para Natal e Ano Novo

    0

    As unidades de saúde do Estado montaram esquema especial de funcionamento para os feriados de Natal e Ano Novo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), neste período, algumas unidades reforçarão as equipes e outras funcionarão em horários especiais ou continuarão trabalhando normalmente.

    A SES-PB, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, estará com equipe de plantão para receber possíveis ocorrências sobre notificação de doenças imediatas, que pode ser feita por meio dos telefones (083) 3218-7331 / 3218 7317 / 8828-2522 / 08002810023.

    “O objetivo é receber as notificações para manter as ações de vigilância oportunas diante de feriados tão prolongados como o Natal e o Ano Novo”, informou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

    O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, preparou uma estrutura especial para os feriados de Natal e Ano Novo. Para isso, vai receber, em ambos, um reforço de 30% na equipe médica e multidisciplinar, já a partir da quinta-feira (24 e 31 de dezembro) até as primeiras horas da segunda-feira (28 de dezembro e 4 de janeiro).

    De acordo com o diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, foi montado um planejamento de ação para os feriados. “A equipe técnica do hospital realiza reuniões antes de cada feriado com o objetivo de atender da melhor forma possível os nossos pacientes”, informou o diretor.

    Já no Hospital General Edson Ramalho, na Capital, o funcionamento será normal. A parte de atendimento ambulatorial e consultas fecha nas sextas-feiras (25 de dezembro e 1º janeiro). “Urgência, emergência, maternidade, laboratórios, raios-X e vários outros setores do hospital seguem suas atividades normalmente, durante 24 horas”, informou o diretor administrativo, Major Pontes.

    O Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, funciona normalmente durante 24 horas durante os feriados. Já o ambulatório fecha durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro

    A Maternidade Frei Damião, na Capital, funcionará normalmente durante todo o feriado. A parte administrativa da unidade estará fechada na quinta-feira (24 e 31 de dezembro) e sexta-feira (25 de dezembro de 1º de janeiro).

    Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa funcionará até as 13h na quinta-feira (24 e 31 de dezembro) e na sexta-feira (25 de dezembro e 1º de janeiro) será fechado. No sábado (26 de dezembro e 2 de janeiro) retorna ao horário normal – das 7h às 17h. O atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, entretanto, funcionam 24h.

    Já em Campina Grande, o Hemocentro funciona na quinta (24 e 31 de dezembro) até 12h e fecha na sexta-feira (25 de dezembro e 1º de janeiro). No sábado (26 de dezembro e 2 de janeiro) retorna ao horário normal – das 7h às 17h e o atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, assim como o Hemocentro de João Pessoa, funcionam 24h. “Pedimos que os doadores nos procurem antes das datas festivas para garantir o estoque do banco de sangue”, enfatizou a diretora geral da unidade, Elília Maria Santiago.

    No Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, a equipe será a mesma de dias considerados normais, durante 24 horas. “Trabalhamos em esquema especial todo o tempo. Somos a maior unidade em toda a Paraíba, o maior movimento de todo o Estado e estamos sempre preparados para atender as demandas”, explicou o diretor geral, Geraldo Medeiros.

    O Hospital Regional de Pombal vai funcionar normalmente durante 24 horas nos feriados. Além da equipe de plantão no hospital, terá plantão administrativo e maior suporte de medicamentos. “Geralmente esse período é tranquilo, mas ficamos preparados para atender alguma eventualidade”, afirmou a diretora geral, Kévia Werton.

    No município de Cajazeiras, o Hospital Regional e a Maternidade terão plantões normais das equipes de saúde e administração durante os feriados de Natal e Ano Novo. “Teremos uma equipe médica completa de plantão por 24 horas, com anestesistas, cirurgiões, obstetras e pediatras. Urgência e emergência, maternidade, UTI, ortotrauma e bloco cirúrgico funcionarão normalmente”, informou a diretora geral, Edjane Leite.

    Já no Hospital Regional de Sousa Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, urgência, emergências e internações funcionarão durante 24h. A administração contará com dois profissionais em regime de plantão.

    No Hospital Regional de Patos as equipes trabalharão normalmente, em regime de plantão, 24h. “Teremos equipes de plantão na urgência, emergência e traumato-ortopedia, principal foco dos atendimentos, tendo em vista que nesta época aumenta a quantidade de acidentes de moto e carro”, comentou a diretora administrativa, Liliane Abrantes de Sena.

    Ainda em Patos, a Maternidade Peregrino Filho, como funciona em caráter de urgência, segue normalmente com as atividades, durante 24h.

    As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras e Princesa Isabel – funcionarão normalmente durante 24h.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here