Prefeitura de Conde promove ação na ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’

0

A Semana Mundial de Aleitamento Materno começou na última terça-feira (1º) e vai até a segunda-feira (07). No Conde, a Secretaria de Saúde, promoveu na USF Conceição, um café da manhã e uma roda de conversa dedicada as gestantes e lactantes, para promover o “Agosto Dourado”, que virou lei em abril de 2017, instituindo este período como o mês do aleitamento materno.

O objetivo da ação é conscientizar as mães sobre a importância da amamentação. A Prefeita Márcia Lucena participou da abertura e destacou a importância da amamentação não apenas para o bebê, como também para a mãe. “O aleitamento materno tem livre demanda, a criança pode mamar na hora que ela quiser, na hora que ela chorar e não tem quantidade. O leite materno é completo, tem todos os nutrientes necessários para o fortalecimento da criança, sem falar que o ato de amamentar aumenta o vínculo da mãe com o bebê”, destacou.

As participantes tiveram uma palestra com o Professor do Departamento de Nutrição da UFPB, o Epidemiologista Ricardo Vianna, que falou sobre a importância da alimentação saudável durante a gestão e também no período em que se está amamentando além de uma conversa com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), destacando a posição correta para a amamentação além de reforçar os benefícios que aleitamento traz não só para o bebê, como também para a mãe.

Para a Secretária Adjunta, Luciana Coutinho, a Semana Mundial da Amamentação serve para conscientizar quanto à importância do direito da criança e da mãe à amamentação. “Nosso objetivo é mobilizar toda a sociedade em prol do aleitamento materno, com esta ação, não queremos sensibilizar apenas as mães, mas aos familiares, profissionais da saúde e toda a sociedade civil de quão importante é este ano para mãe e criança”, afirmou.

Importância da amamentação

O aleitamento materno oferece todos os nutrientes à criança e ajuda a protegê-la de infecções, além de reduzir o risco de mortalidade infantil. A mãe que amamente também tem benefícios, como a perda rápida de peso após a gravidez, a proteção contra a hemorragia pós-parto e a prevenção do câncer de mama e de ovário.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que o aleitamento materno deve ser feito até os dois anos de idade, ou mais. A amamentação além de oferecer todos os benefícios à saúde da mãe e da criança é também a forma mais econômica e natural de alimentação nos primeiros anos de vida.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil hoje é referência mundial em amamentação, sendo responsável por cerca de 90% da coleta dos mais de um milhão de litros de leite materno doados em todo o mundo.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here