Verso e Prosa apresenta poesias do ‘Barrocidade’, livro de Amador Ribeiro

    0

    Com abundância de poesia, acontece hoje em João Pessoa, a partir das 21h com entrada gratuita, o ‘Projeto Café em Verso e Prosa’ no Café Empório (Feirinha de Tambaú) com poesias do exemplar ‘Barrocidade’ de autoria do poeta Amador Ribeiro Neto ao lado de Log3 – com Didier Guigue e Luã Brito, a Galharufas Companhia de Teatro e mais três artistas que chegaram há pouco tempo em João Pessoa, Priscilla Cler, Luna Dias e Ulisses Nogueira.

    O sarau que já faz parte do calendário cultural da capital paraibana é organizado e produzido pela atriz Suzy Lopes. Em abril, o Sarau que completa dez anos, acontece normalmente nas segundas e terças-feiras de cada mês, porém este semestre os dias de acontecer vão variar. Nos meses de abril e maio o sarau acontecerá na quarta, já nos meses de junho e julho, que são praticamente férias, ocorrerá na segunda-feira. Outra mudança desta edição é quanto ao horário de começar, como todos os participantes, exceto Didier Guigue, estão participando dos ensaios da Paixão de Cristo, então irão para o Empório depois do ensaio que por sua vez acabará uma hora mais cedo. A outra novidade do sarau, é que será uma festa de aniversário, pois Bruno Vinelli autor das fotografias do evento, aniversariou no dia 6 e Ulisses dia 9, e estarão aniversariando Suzy dia 12 e Luna dia 15, ou seja, uma comemoração dos aniversariantes do mês de março.

    De acordo com Amador Ribeiro Neto, autor de Barrocidade, na abertura da noite, ele fará uma apresentação com muita poesia. “O objetivo deste evento é fazer com que a cultura chegue até as pessoas, através da poesia, estou muito feliz pela homenagem, partindo de Suzy Lopes, estarei presente mostrando minhas poesias do livro. Este livro foi lançado em 2003 e já tem 12 anos, ele é o motivo do Sarau de logo mais. O exemplar é feito de poemas que trabalham experimento da língua e é dividido em duas partes. Primeiro a cultura Paulista e Nordestina todos os costumes, costumo dizer que sou Sanparaibano, mistura de São Paulo com Paraíba onde mostro toda São Paulo local onde nasci e os 25 anos que vivo no nordeste que é um berço cultural. A segunda parte tem poemas com artistas que representam a Paraíba, como Chico Cézar e Cátia de França, minha inspiração neste livro é Caetano Veloso e Augusto Campos. Apos 12 anos, estou terminando mais um livro intitulado de PoeMeio mistura de poema com email outro trabalho que envolve poesia, que irei lançar ainda este ano”, afirmou.

    Após a apresentação do homenageado, o espaço será aberto aos que estão presentes, onde poderão ficar a vontade e recitar poesias de própria autoria ou de autores preferidos, neste caso é bom chegar cedo para garantir espaço.

     

    Autor de Barrocidade:

    Amador Ribeiro Neto, nasceu em Caconde (SP), em 1953. Colunista, como crítico literário e crítico de artes, do Correio das Artes, suplemento literário do jornal A União. Autor de uma dissertação e uma tese de doutorado sobre a criação lítero-musical de Caetano Veloso, recebendo os títulos de mestre em Teoria Literária pela USP e doutor em Semiótica pela PUC/SP. Está incluído na antologia Na Virada do Século, organizada por Claudio Daniel e Frederico Barbosa. Atualmente vive em João Pessoa, onde leciona na UFPB. É um autor da chamada poesia de invenção, e neobarroca, daí o título de sua obra, de onde extraímos os poemas a seguir: – Barrocidade (Landy Editora, 2003). Por certo, barroco tem mesmo a ver com invenção, experimentalismo, hibridismo. Faz parte de uma geração de poetas que são também críticos e pesquisadores na academia, característica da cena poética mais avançada da atualidade, embora muitos deles — como acontece com Amador (e acontecia com Oswald de Andrade) pesquisam também a poesia popular.

    Com informações de Lucas Duarte – Jornal A União

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here