São João Cultural de Conde tem diversidade e artistas da terra

0

São João Cultural de Conde tem diversidade e artistas da terraO “São João Cultural 2017” de Conde começou em grande estilo no último final de semana (10 e 11 de junho). Com a marca da diversidade cultural e da valorização da cultura e dos artistas da terra, a festa animou o povo condense que compareceu em massa no Assentamento Tambaba, além de muitos turistas que vieram prestigiar o evento. Ao todo serão seis noites de festa que para a edição de 2017 foram divididas em três polos: Santo Antônio em Tambaba, São João no Centro de Conde e São Pedro em Jacumã.

O Coordenador de Cultura, Marcos Antônio, acompanhou de perto o início das comemorações e destacou o seu entusiasmo com a realização do evento. “Esse foi o primeiro final de semana de festa e já mostra como o São João Cultural será feliz no município. Muitas apresentações com artistas da terra, quadrilha junina, samba de roda e uma ampla participação da população”, disse.

A Prefeita Márcia Lucena afirmou a importância de dar espaço ao artista da terra. “Estamos fazendo uma festa que resgata a cultura do município, somos uma terra rica em cultura, e resolvemos dar espaço ao nosso artista. O resultado é uma festa bonita, com muito pé-de-serra, um verdadeiro arraial com todos dançando felizes e com suas famílias”, ressaltou.

A festa começou com as apresentações culturais, o grupo da Ciranda de Dona Antônia e o Grupo Nagô de Maculelê, trouxeram o brilho da cultura local, encantando a população e os turistas que estiveram presentes na festa. Logo após, começaram os shows musicais, que este ano, a prioridade foi dada para os artistas do município. O Forró Nosso jeito foi à primeira banda a cantar, e trouxe um repertório vasto, que animou todos os que estavam na festa. Em seguida foi à vez do Forró Fiando contagiar o público e fazer a festa até às 02 da manhã do domingo.

A segunda noite de festa começou com a apresentação da Quadrilha Junina Raio de Luar, do município de Conde, que com seu colorido deu início as festividades no Assentamento Tambaba. O Coordenador da Junina, Fernando Severo, disse que “esse resgate da cultura popular do município é muito importante para o povo que às vezes esquece suas tradições, a prefeitura está dando um espaço para as bandas da nossa cidade, isso é um incentivo imenso para nós, amantes da cultura”, destacou.

Depois das apresentações culturais, o show da noite ficou com o Forró Ripa Na Chulipa, que fez a alegria de quem gosta do forró tradicional. De acordo com Dona Nevinha, moradora do Assentamento, “fazer a abertura da festa aqui no assentamento foi muito importante. Muitas pessoas que não conheciam viram conhecer nosso espaço, conhecer nossa cultura, dançar e nós moradores, nos organizamos com as barraquinhas de comidas típicas e garantimos uma renda extra”, comemorou.

A Assessora Cultural Rejane Nóbrega, destacou o resgate da festa popular para o povo condense. “Este resgate é tão importante e vemos o saldo positivo das duas noites de festa, muita gente que participou de uma festa tranquila, onde encontraram tudo, desde espaço para seus filhos brincarem, como espaço para dança e alimentação”, disse. Rejane ressaltou a presença dos turistas que puderam conhecer outro lado das belezas do Conde. “Tivemos a presença de muitos turistas nas duas noites de festa, isso é muito positivo, estamos apresentando um Conde que vai além das belas praias, eles estão podendo conhecer e viver a cultura local, desde dançar uma ciranda e conhecer o nosso artesanato”, comemorou.

Continua

A festa ainda continua e nos dias 23 e 24 de junho, será a vez do centro de Conde receber as atrações culturais e musicais que vão animar a população condense.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here