Samu registra 30% de trotes e encaminha números para a polícia

O número de telefone de pessoas que costumam passar trote para o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa está  sendo rastreado e encaminhado para delegacia. Conforme o assessor de Comunicação do Samu, Joalison Alcantara o órgão registra uma média mensal de 12.297 ocorrências inverídicas,  o que corresponde a 30% de ligações.

“Mesmo ligando com o número confidencial, o sistema do Samu identifica o número. E se for trote encaminha para delegacia através de ofício para o delegado instaurar um  inquérito policial”, explicou Joalison.

Esse tipo de ligação, segundo o Codigo Penal o Art. 266 do Código Penal apresenta o seguinte: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.

De acordo com dados da assessoria de Comunicação do Samu, o mês de janeiro foi o que apresentou o maior número de ligações de trotes, foram mais de 14 mil. O dia da semana que onde tem maior incidência de ocorrências falsas é na quarta-feira, uma média de 460 ligações.