Salão do Artesanato é oportunidade de negócios para profissionais da PB

    0

    Exposição será aberta nesta sexta-feira (15), no Espaço Cultural em João Pessoa, e contará com ciclo de palestras para capacitação dos artesãos paraibanos

    A 23a edição do Salão de Artesanato Paraibano será aberta na próxima sexta-feira (15) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com o tema “O algodão colorido é nosso”. O evento acontecerá até o dia 31 de janeiro, sempre das 14h às 21h e a solenidade de abertura, nesta sexta, será às 19h. Participam presencialmente do Salão cerca de 400 artesãos, no entanto, são dois mil envolvidos na produção das peças expostas, considerando-se as associações, cooperativas, grupos e profissionais individuais. Além de terem a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e serem mais um atrativo turístico para a Capital paraibana, estes profissionais terão, durante 15 dias, um espaço para fazer negócios.

    No ano passado, foram vendidos aproximadamente 45 mil produtos, somando mais de R$1 milhão em arrecadação. Para que esses profissionais cheguem preparados ao evento, o Sebrae oferece diversas capacitações e consultorias específicas, durante todo o ano. “No final de 2015, por exemplo, o Sebrae e o Governo do Estado promoveram cursos ministrados pelo designer Romero Sousa para os artesãos que trabalham com o algodão colorido, que é a tipologia homenageada nesta edição”, destacou o superintendente do SebraeParaíba, Walter Aguiar.

    Além disso, durante o salão, o Sebrae irá oferecer um ciclo de palestras. Serão abordados três temas: Como calcular o preço de venda do seu artesanato; Marketing de vendas e apresentação do produto; e Como legalizar sua empresa. “Além de dar visibilidade ao artesanato paraibano, o Sebrae tem como missão capacitar e preparar estes profissionais para o mercado. Por isso, estamos sempre oferecendo cursos, palestras e consultorias, em designer, marketing, gestão, finanças”, disse Walter Aguiar.

    Marcelo Lacerda é um dos expositores do Salão há cerca de dez edições. Sua empresa, a Casulo Arte Natural, sediada em Campina Grande, produz bolsas e acessórios em algodão colorido, a tipologia homenageada nesta edição. Ele está confiante em realizar, mais uma vez, bons negócios. “O Salão de Artesanato é uma excelente oportunidade para mostrarmos nossos produtos. Este ano, que o algodão será homenageado, estaremos mais ainda em evidência. Por isso, preparamos novos modelos para lançarmos nesta edição”, disse.

    Ele acrescentou que tem participado das capacitações oferecidas pelo Sebrae e Governo do Estado para estar sempre inovando no designer de seus produtos e na gestão da sua empresa. “Fabricamos em média três mil bolsas tipo exportação e cinco a oito mil bolsas para o mercado interno. Para exportar, participamos junto com um grupo de empresas do setor, de um curso com uma estilista, a partir de uma consultoria do Sebrae Paraíba e da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)”, afirmou Marcelo.

    Além do algodão colorido, o Salão de Artesanato contará com peças de diversas tipologias, como renda, metal, cerâmica, pedras, couro, madeira, dentre outros, em um espaço com cerca de 1,2 mil m². Na entrada, o público será recebido com uma decoração específica com a temática do algodão colorido e ilha de descanso ampliada.

    Uma das novidades desta edição será o Troféu PAP, que irá selecionar entre 30 e 40 obras dos artesãos participantes e que serão escolhidas pelo público, por meio de computadores localizados no Salão. Os três primeiros colocados serão premiados. Outro diferencial deste ano, será o transporte gratuito saindo de alguns hotéis da orla e pontos turísticos, com destino ao Espaço Cultural. Haverá vans e micro-ônibus que farão o percurso em intervalos de uma hora.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here