Saiba quais são os 10 carros com os menores custos de manutenção do Brasil

0

Um dos fatores que precisam ser levados em conta quando se compra um carro é o custo de manutenção, um dos itens mais importantes entre os que determinam o quanto determinado modelo vai pesar no bolso. O resultado final também depende do quanto você vai gastar de seguro e de combustível, mas a questão do que se gasta com peças e serviços acaba tendo grande relevância.

Para medir o custo de manutenção, o CESVI  (Centro de Experimentação de Segurança Viária), levantou uma série de dados dos carros atualmente à venda no Brasil e criou o Índice de Manutenção Veicular (IMV) que varia de 10 a 20 pontos. Quanto menor for o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do modelo. O cálculo leva em consideração a soma dos valores cobrados pelas manutenções preventiva e preditiva, além dos custos de mão de obra.

Como foram feitos os cálculos

Outro detalhe importante é que a pontuação considerou os componentes que precisam ser trocados conforme consta nos manuais dos veículos e os valores de mão de obra cobrados pelas concessionárias até os 100 mil quilômetros rodados. Apenas para ter uma ideia de valores, um carro com IMV 20 deve consumir em torno de R$ 10 mil em manutenções necessárias em 100 mil quilômetros rodados.

O CESVI também considerou as tabelas dos manuais de 45 modelos à venda no Brasil, que preveem serviços que fazem parte da manutencão preventiva,  como trocas de óleo do motor, fluidos e filtros. E a chamada preditiva, da qual fazem parte itens como velas, cabos, pneus, embreagem e amortecedores. Ainda conforme o CESVI, os preços de mão de obra foram calculados pela média praticada pelas fabricantes em cinco regiões diferentes do Brasil.  Confira o ranking abaixo.

1 – Fiat Fiorino 1.4 –  (IMV 20)

2 – Fiat Uno 1.0  –  (IMV20)

3 – Toyota Etios 1.5 Sedan –  (IMV 20)

4 – Toyota Etios 1.5 hatch –  (IMV 20)

5 – VW Gol  1.0 20 –  (IMV 20)

6 – VW Voyage 1.0 –  (IMV 20)

7 – Fiat Palio 1.0 –  (IMV21)

8 – Fiat Strada 1.4 –  (IMV 21)

9 – Fiat Grand Siena 1.4 – (IMV 21)

10 – Nissan Versa 1.6 –  (IMV 21)

Informações Ig.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here