Rota Cariri Cultural valoriza turismo sustentável na Paraíba

0

Um dos destinos turísticos que vem chamando a atenção na Paraíba, em contraponto aos famosos atrativos de sol e mar do Estado, é a Rota Cariri Cultural – entre pedras e veredas. Com suas variações climáticas e identidades culturais, a região já consolidou seis pontos de visitação neste roteiro, com atrações culturais, ecológicas e rurais, no Assentamento Santa Catarina, na cidade de Monteiro, a 300 km de João Pessoa.

O principal ponto de visitação da Rota é o Complexo Turístico Zabé da Loca, composto por um restaurante, um memorial e a antiga loca onde a tocadora de pífano Isabel Marques da Silva, conhecida por Zabé, morou por mais de duas décadas. A Rota também mostra mais dois mestres da cultura popular, o poeta Espedito de Mocinha e o tocador de gaita, João de Amélia. Os outros pontos de visitação são as lajes das Moças e de Nevinha e a Pedra da Lua.

Outro empreendimento que está se preparando para entrar na Rota é a Pousada Paraíso da Serra, na cidade do Congo. O local já atrai turistas o ano todo e, segundo o empresário Allison Pereira, cerca de cinco mil visitantes se hospedaram na pousada no ano de 2015. A pousada fica no alto de uma serra, próximo ao Açude Condado, um dos maiores do Estado, o que proporciona uma bela vista do mirante.

Conforme o gerente interino do Sebrae em Monteiro, José Edvânio Maciel Santos, as ações integradas para o turismo no Cariri fortalecerão outros pontos de visitação da Rota, que começou em Monteiro, mas continuará por outras cidades. “A meta principal deste ano é continuar apoiando o grupo que faz a gestão da Rota. Estão programadas também visitas técnicas e missões, integração com os municípios da Prata e Congo e fampress”, disse.

Edvânio convidou turistas a conhecerem a exuberante natureza do Cariri. “Vale a pena vivenciar essa experiência no Assentamento, berço da famosa renda Renascença, e conhecer personagens e histórias do lugar. O visitante vai se surpreender com as poesias de Espedito de Mocinha, a história de Zabé da Loca no complexo que foi criado em sua homenagem, admirar-se com a vitalidade de João de Amélia, tocador de gaita, e conhecer formações rochosas como a Pedra da Lua”, exclamou.

Zabé da Loca e Paraíso da Serra – O restaurante Quintal de Zabé, que faz parte do complexo homônimo à pifeira, no Assentamento Santa Catarina em Monteiro, está recebendo visitantes que passam pela Rota Cariri Cultural desde janeiro. Conforme a coordenadora do Complexo Zabé da Loca, Josivane Caiano, para manter o fluxo de turistas, serão criados eventos no local. Neste sábado (6), por exemplo, haverá show do cantor local Claudenir Fernandes.

“A ideia é reunir os moradores do Assentamento, da cidade de Monteiro e de outros locais para curtir um dia de frevo e música ao vivo”, disse Josivane. Pratos típicos do Cariri e o aguardente de cana também são atrativos, além dos outros cinco pontos da Rota.

Os novos pontos de visitação fora de Monteiro já estão sendo planejados para serem incluídos no roteiro. A pousada Paraíso da Serra, na cidade do Congo, por exemplo, é um empreendimento da região, que valoriza as belezas naturais, como uma barriguda secular, a Serra da Engabelada, piscinas e trilhas.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here