Ouça: Roseana isenta Agra e culpa Cartaxo pelo abandono do Centro de Hemodiálise

0
Ouça: Roseana isenta Agra e culpa Cartaxo pelo abandono do Centro de Hemodiálise
Roseana Meira é ex-secretária de Saúde de JP

A ex-secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, afirmou nesta terça-feira (20) que a gestão do ex-prefeito Luciano Agra (já falecido) executou todo o planejamento necessário para a instalação do Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Isabel. Ela rebateu as acusações do atual secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, que alegou que 40 máquinas de hemodiálise estão paradas desde 2012 por suposta falta de planejamento da administração anterior. “Não compramos as máquinas de forma irresponsável. Não faríamos isso com recurso público”, reforçou.

Em entrevista à Rádio Arapuan FM, Roseana Meira assegurou que tem documentos suficientes para comprovar que a gestão do ex-prefeito do PSB deixou toda a infraestrutura do Centro de Hemodiálise pronta, equipes médicas qualificadas, máquinas compradas e recursos garantidos na ordem de R$ 1,6 milhão para custeio. Segundo a ex-gestora, o montante enviado pelo Ministério da Saúde até hoje não foi aplicado e deve ser devolvido ao Governo Federal por não ter sido usado no prazo estabelecido.  Ela afirmou que o serviço deveria estar sendo oferecido à população desde maio de 2013.

Leia também:

“Não compramos máquinas de hemodiálise feito irresponsáveis”, dispara Roseana

Roseana lamentou que todo o planejamento feito pela gestão do PSB não tenha sido colocado em prática pela atual gestão, e hoje os usuários da rede pública de saúde continuam recebendo um serviço precário. “Atualmente os serviços continuam do mesmo jeito. Tínhamos contratado máquinas de hemodiálise para pessoas na UTI, em casos graves, mas esse serviço foi suspenso. Atualmente, os médicos ficam com a mão na cabeça por falta de pagamento e as pessoas correm risco de vida”, criticou.

Roseana lembrou que a criação do Centro de Hemodiálise foi uma determinação do ex-prefeito Luciano Agra. “O prefeito Agra decidiu superar uma dívida social gravíssima com as pessoas que têm problemas renais e são dependentes de hemodiálise”, disse.

Planejamento

De acordo com Roseana Meira, o primeiro passo do planejamento foi montar uma equipe com profissionais de diversas áreas para pensar como o serviço seria oferecido. “O grupo foi composto por uma equipe de atenção, engenharia, médico nefrologista, direção de hospital e vigilância sanitária. Com essa orientação, foi pensado o projeto arquitetônico. Hoje temos uma sala pronta, construída dentro dos parâmetros da Vigilância Sanitária”, frisou.

A segunda etapa, conforme a ex-secretária, foi adequar o sistema de tratamento de água para a hemodiálise, necessário para garantir a segurança dos usuários e a qualidade do serviço. “Contratamos uma empresa e deixamos a análise da água pronta desde dezembro de 2012”, lembrou.

Em relação ao número de máquinas compradas por meio de pregão eletrônico, a ex-gestora apontou que 40 unidades foi a quantidade apontada como suficiente para atender à demanda na Capital.  “A partir da orientação da equipe, adquirimos 40 máquinas, quantidade que seria necessária para atender os usuários de João Pessoa. Outros serviços continuariam sendo contratados mediante as exigências da Vigilância Sanitária”, lembrou Roseana, acrescentando que foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição dos equipamentos.

Roseana ressaltou que o Hospital Santa Isabel foi escolhido para receber o Centro de Hemodiálise também com base no planejamento realizado. “Entendemos que não adianta só fazer hemodiálise se as pessoas não tivessem acesso ao transplante de rins, porque poderiam morrer na máquina. Em paralelo a isso, decidimos estruturar o Santa Isabel para realizar transplante de rins e, para isso, qualificamos a equipe médica e deixamos pronta uma segunda UTI”, explicou.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here