Ronda Escolar retoma as atividades de segurança de escolas municipais de JP

    0

    Com o início do ano letivo nas escolas que compõem a rede publica municipal de ensino, a Ronda Escolar retomou suas atividades. Além de garantir a paz nas escolas, estão incluidas  palestras e atividades lúdicas dentro do projeto.

    A Ronda Escolar é um projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), executado através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) desde julho de 2013 para fazer a segurança preventiva nas escolas da Capital e também interagir com a comunidade escolar:

    “A Ronda Escolar é um projeto de prevenção, os guardas foram capacitados, é um projeto pensado para uma prestação de serviço no sentido da prevenção. Os guardas interagem com a comunidade escolar, participando das atividades das crianças, discutindo os problemas da escola, realizando palestras, vigiando o entorno das escolas e agora vamos incrementar esse projeto com o Teatro de Fantoches”, afirmou o secretário da Semusb, Geraldo Amorim.

    No total a Ronda Escolar, conta com 20 guardas divididos em três grupos, nos turnos da manhã e tarde. Segundo Mayrilane Dias, coordenadora do projeto, todos eles foram preparados para lidar com as crianças e todos os conflitos existentes no meio escolar. “Eles foram capacitados com aulas sobre Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Cultura de Paz, Estatuto da Criança e do Adolescente e Prevenção à violência e às drogas. Ainda segundo Mayrilane, o intuito da Ronda Escolar é estar sempre se capacitando e se renovando. “Buscamos sempre o aprimoramento para melhor atender às questões de conflitos nas escolas”, afirmou.

    As escolas que recebem o auxilio da Ronda Escolar estão  localizadas nos bairros de Mandacaru, Bessa, Mangabeira, Distrito Mecânico, Bairro das Indústrias, Colinas do Sul, Miramar, Valentina, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Grotão e Bairro dos Novais.

    Uma das escolas assistida diariamente pelo projeto é a Escola Municipal Moema Tinoco C. Lima, localizada no Grotão, que atende 1.160 alunos do ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Djaneide da Silva, diretora da escola, ressalta a maneira cordial com que a equipe da Ronda Escolar resolve os conflitos: “Eles fazem um trabalho de educadores, são muito bem preparados, eles sempre contornam os problemas utilizando muita diplomacia e são muito didáticos. As crianças tem uma aceitação muito tranquila”, disse.

    Ainda segundo Djaneide, a Ronda Escolar tem auxiliado bastante  na diminuição de desentendimentos entre os alunos. “Sempre tem uns meninos bagunceiros. Agora com a equipe da Ronda ficou melhor porque eles tem um diálogo muito bom com os alunos, as brigas diminuíram e a gente se sente mais seguro”, revelou Damião de Assis Jr. aluno do 6° ano.

    Projeto – A Ronda Escolar pretende reduzir o crime e a desordem percebida e melhorar a condição geral de vida na comunidade escolar. Capacitados para o serviço, os guardas interagem não só com o corpo docente e discente, mas também com pais de alunos e a comunidade em geral.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here