Romaria da Penha acontece hoje e deve reunir cerca de 450 mil fiéis ao longo de 14Km

    0

    Motivados pela fé em Nossa Senhora da Penha e agradecidos pelos milagres e graças alcançados, cerca de 450 mil fiéis participarão da 251ª romaria em homenagem à santa. A procissão, que é um dos acontecimentos religiosos mais tradicionais da Paraíba, vai ter início às 22h de hoje, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, e terminando por volta das 4h30, no Santuário da Penha, que fica no bairro de mesmo nome. Serão 14 quilômetros percorridos ao som de 14 trios elétricos que entoarão músicas católicas e vão realizar orações.

    Em frente ao santuário, a decoração em azul e branco demonstra que o local está em clima de festa, apenas aguardando a chegada dos fiéis. Conforme Roberval Borba, um dos organizadores do evento, foram dias de preparação – que incluíram pintura do santuário e tríduo de orações – para que, hoje, toda a festa acontecesse de forma ainda mais bela do que no ano passado.

    Hoje logo cedo, uma equipe de dez pessoas começará a preparar o carro-andor, que levará a santa por todo o percurso da caminhada.

    No santuário, a festa vai começar a partir das 15h30, com um momento de louvor e oração no palco principal, situado na praça Oswaldo Pessoa. De lá, às 17h, a santa sai em carreata em direção ao ponto de concentração e saída da romaria: a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, onde fica até o horário de saída.

    Ainda no santuário, no momento da saída da santa do ponto de concentração já para o início da romaria, começarão shows com os ministérios de música Emanuel, Acordes de Deus e Cairós.

    Este ano, a Romaria da Penha acontecerá no mesmo percurso dos anos anteriores. Serão 14 km que terão início na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, com a saída da santa às 22h, seguindo pela avenida João Machado, passando pela avenida Dom Pedro II, pelo trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, Trevo de Mangabeira e pela pista que dá acesso à Praia da Penha, até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, localizada no bairro da Penha. “Mesmo com o trevo de Mangabeira sendo construído, nós não mudamos o percurso. Pedimos, apenas, que as pessoas que vão passar pelo local não façam dali um ponto de encontro, como sempre foi, mas que evitem isso, porque o espaço está pequeno para os trios passarem”, orientou Roberval.

    Por todo o decorrer do trajeto, bem como concentrados no santuário, haverá cerca de 250 comerciantes informais instalados em diferentes pontos vendendo lanches, refrigerantes e água, com o objetivo de dar assistência a todos os romeiros. A única restrição, conforme Roberval Borba, é quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, algo que ele ressalta a importância de informar.

    “Pedimos, encarecidamente, que todos os que participarão da romaria tenham isso em mente, que não levem nem consumam bebidas alcoólicas, porque não é uma ocasião”, disse.

    E para assegurar que, ao fim da festa, tudo esteja limpo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa empenhará o efetivo de 200 agentes de limpeza, que atuarão durante e depois do evento. Os romeiros ainda poderão contar com 150 banheiros químicos, que estarão instalados por todo o percurso.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here