Ricardo prestigia abertura da temporada 2015 da Orquestra Sinfônica da Paraíba

    0

    O governador Ricardo Coutinho prestigiou, na noite desta quinta-feira (5), a abertura da temporada 2015 da Orquestra Sinfônica da Paraíba, com um concerto na sala Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Diante de um público numeroso e com repertório festivo, o maestro Luiz Carlos Durier, titular da OSPB, começou a apresentação convidando os presentes a cantarem o Hino Nacional com acompanhamento sinfônico. Pela manhã, 300 estudantes das escolas estaduais Isabel Maria das Neves e Maria Geni tiveram a oportunidade de assistir à versão didática do concerto.

    Após a execução do hino, Durier deu início ao programa do concerto com a ópera O Guarani (Carlos Gomes). Em seguida, o público ouviu “Marcha Eslava, op.31”, de Tchaikovsky e, pra encerrar o espetáculo, uma obra de Beethoven, a “Sinfonia n. 7 em Lá Maior, Op. 92”. Ao final da apresentação, o maestro foi aplaudido de pé por uma plateia emocionada e já anunciou que o próximo encontro com o público será  no dia 19 deste mês, quando o concerto será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, sob a batuta da maestrina convidada Lídia Amadio,

    Para o governador Ricardo Coutinho, o repertório foi certeiro. “Esse musical é popular e é erudito também. Nós estamos buscando dar à Orquestra todas as condições para que ela volte aos seus melhores momentos. Essa reforma que nós fizemos aqui, inclusive fazendo com que todo esse espaço se tornasse específico da Orquestra, é uma prova disso”, afirmou.

    Ele destacou, ainda, a intenção de fortalecer a ligação com o Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). “O desafio nosso é esse: abrir as portas, muitas vezes, tão fechadas para aquelas pessoas que, muitas vezes, são tão distantes desse tipo de música, mas que quando a conhecem ficam completamente envolvidas, apaixonadas e mudam radicalmente até a própria vida. O público da nossa capital, do nosso Estado, é bastante numeroso”, ressaltou.

    A novidade deste ano é que, para cada concerto realizado pela OSPB ao longo da temporada, haverá um equivalente em formato didático específico para estudantes da rede estadual de ensino. “Mais do que nunca, é regar esse sentimento de amor à música”, disse o governador.

    A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Márcia Lucena, vê com entusiasmo essa nova fase da OSPB. “A nossa orquestra mudou, progrediu. Uma das mudanças concretas é o fato de ter um espaço próprio. Isso é uma prova de sensibilidade, respeito e reconhecimento”, disse, referindo-se à Sala de Concertos Maestro José Siqueira. Ela observou, ainda, a transição pela qual a Orquestra passou ao longo dos últimos 40 anos. “Nos anos 70, tínhamos mais músicos estrangeiros. Hoje, a gente vê a OSPB com a nossa cara e isso é muito bonito”, observou.

     

    Até o final do ano, serão realizadas 38 apresentações em diferentes regiões do Estado, sendo 19 concertos oficiais e 19 didáticos.  Convidados especiais de destaque nacional e internacional no cenário da música farão parte da temporada 2015 da OSPB. Luiz Carlos Durier adiantou que, neste ano, a música brasileira e a paraibana devem ganhar destaque especial na programação, e como já foi adotado pelo maestro, o público pode esperar estreias nacionais de algumas obras sinfônicas e mais outras surpresas.

    Concertos didáticos – Essas apresentações têm o intuito de formar público e facilitar o acesso à música sinfônica. Durante o espetáculo, o maestro explica como funciona a orquestra, fala sobre as peças executadas e os alunos poderão interagir com os músicos através de perguntas.

     

    Para o maestro Durier, os concertos didáticos são um compromisso da OSPB com a sociedade. “Esse trabalho é uma função social da OSPB e tem o intuito de divulgar a música sinfônica e clássica, bem como fazer com que o jovem tenha uma visão maior de mundo e passe a apreciar a arte no seu repertório de conhecimento”. As apresentações didáticas serão realizadas nos ensaios gerais dos concertos oficiais, sempre às quintas-feiras, às 9h, na sala Maestro José Siqueira. As escolas que desejam participar devem entrar em contato com a administração da OSPB para agendar a presença. Serão aceitas até 300 pessoas na plateia.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here