Ricardo é convocado por Dilma para discutir microcefalia na Paraíba

    0

    O governador Ricardo Coutinho (PSB) cumprirá agenda nesta terça-feira (8), em Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff (PT), às 17h, para tratar da microcefalia e do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya. A audiência, que deve contar com outros governadores do Nordeste, foi convocada pela Presidência da República e confirmada pela Secretária Estadual de Comunicação.

    Nesta segunda-feira (7), às 15h30, no Palácio da Redenção, Ricardo se reúne com secretários de Estado e auxiliares para traçar estratégias de combate ao Aedes aegypti. Com 248 casos suspeitos de microcefalia, a Paraíba é o segundo estado com maior número de casos notificados no país, atrás de Pernambuco, que registrou 646 casos.

    Na última sexta-feira (4), o governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência no Estado por 180 dias, tendo em vista a incidência considerada anormal de casos de microcefalia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do sábado (5).

    A medida de emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à imediata resposta por parte da gestão ao quadro. Entre outras ações previstas pelo Governo do Estado, estão a contratação de agentes comunitários de endemias para os municípios que apresentaram alto risco para presença de surto da dengue, chikungunya e Zika vírus, locação de carros para trabalho “Fumacê”, distribuição de bombas costais, Manejo Clínico de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, assistência aos casos suspeitos de microcefalia, de acordo com o protocolo estadual, e mobilização da sociedade no combate ao mosquito.

    Saiba mais

    A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Para crianças que nasceram com nove meses de gravidez, a doença se apresenta quando o perímetro da cabeça é menor do que 33 cm – o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm. Os 248 casos suspeitos na Paraíba estão distribuídos em 52 municípios, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here