Ricardo e Cartaxo lamentam morte de Dom Marcelo Carvalheira

0

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), lamentaram a morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, aos 88 anos,  ocorrida na noite deste sábado (25), em Recife.

Em seu perfil no Twitter, Ricardo afirmou que Dom Marcelo “deixará saudades” e o denominou como o “Dom da Ternura”.

Ricardo e Cartaxo lamentam morte de Dom Marcelo Carvalheira

Já o prefeito Luciano Cartaxo, através de nota, destacou a coragem e o trabalho do arcebispo.

“O guerreiro de voz mansa e postura simples, que se agigantava quando saia em defesa dos mais pobres e contra as injustiças sociais, merece todo o nosso respeito, além de ser referenciado pela sua fé, pelo incansável trabalho em prol de uma igreja libertadora e pela sua luta em defesa das liberdades democráticas e justiça social”, afirmou.

Saiba mais

Faleceu na noite deste sábado (25/03) em Recife, aos 88 anos,  o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Dom Marcelo estava com a saúde agravada devido a uma longa convalescência. Em 2016 havia sido internato devido a uma pneumonia, mas também lutava contra o Parkinson e Alzheimer. Ele morreu a caminho do hospital.

“Agora, no dia da Anunciação, do Martírio de Dom Oscar Romero, Dom Marcelo faz sua Páscoa e no céu vai encontrar Dom Helder, Pe. Ibiapina e muita gente do Povo de Deus!”, afirmou o Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Mons. Virgílio Bezerra de Almeida, expressando o sentimento de todos que fazem a Arquidiocese da Paraíba.

O corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira será velado neste domingo, dia 26, a partir das 10h, na Catedral da Sé em Olinda (PE). A Missa de Corpo Presente será às 16h. Depois, o corpo será levado para a Catedral da Luz, em Guarabira (PB), onde será velado durante a noite.

Na segunda-feira, dia 27, pela manhã, haverá uma Missa em Guarabira, e logo após o corpo será levado para João Pessoa, com chegada prevista para às 9h30. O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, está marcada para às 16h.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira (PB). Tendo sido ordenado sacerdote em Roma, em 1953, foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em outubro de 1975, e ordenado bispo aos 47 anos em dezembro de 1975 pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

Como bispo e arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Foi delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here