Ricardo discute a ampliação de parcerias entre o Governo da Paraíba e a Unicef

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), na Granja Santana, em João Pessoa, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para a construção de uma agenda de atividades em prol das crianças e adolescentes da Paraíba. Na ocasião, foi rediscutida a parceria da instituição com o Governo da Paraíba dentro do contexto Selo Unicef Município Aprovado, além da articulação de uma agenda conjunta com os municípios do Semiárido Brasileiro. O objetivo é fazer com que o Estado, juntamente com os municípios, possa avançar ainda mais na garantia dos direitos da infância e adolescência.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho disse que vai continuar à disposição da equipe do Unicef e que dará todo apoio para continuar acompanhando os indicadores dos municípios paraibanos avançando ainda mais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes do Estado. Ele informou também que mais de R$ 200 milhões são repassados aos municípios paraibanos para que eles melhorem os indicadores.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, afirmou que a parceria com o Governo do Estado vem de longas datas e que já renderam bons frutos, lembrando ainda que o primeiro Escritório do Unicef no Brasil foi implantado na Paraíba no ano de 1950. “Nossa parceria é muito forte e estamos trabalhando mais de 80% dos municípios da Paraíba e hoje a gente deu o primeiro passo para avançar nesta parceria e tenho certeza que muitos municípios paraibanos vão ganhar o Selo Município Aprovado”, enfatizou Gary Stahl.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, também participou da reunião na Granja Santana com os representantes do Unicef e disse que a instituição reconhece o governador Ricardo Coutinho como um dos governadores mais comprometidos com a causa da infância e da juventude. Ela disse também que o papel dele para esta temática é fundamental para elevar as Políticas Públicas na área da criança e da adolescência.

“Atualmente o maior problema vivido pelo Estado e pelo Brasil como um todo é a questão da violência envolvendo crianças e adolescentes, e estamos criando políticas públicas para que eles percebam que o caminho para os jovens não é a marginalidade junto ao tráfico e sim a cidadania. Um exemplo dessa mudança é o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), criado pelo Governo do Estado em 2012”, observou a secretária.

Aparecida Ramos lembrou que o Prima foi implantado pelo Governo do Estado em 2012, e tem polos em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga. Ao todo, são mais de 1,5 mil alunos envolvidos.

Participaram da reunião na Granja Santana, o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; o chefe da Plataforma Semiárido do Unicef, Robert Gass; e Jane Santos, chefe do Escritório do Unicef, responsável pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos.