Ações de convivência com a seca serão defendidas por RC em encontro com Dilma

    0

    A seca que assola o Nordeste e a criação de uma linha de crédito específica para a Região, o “Pró-Investe Nordeste”, são alguns dos pontos que serão abordados com a presidente Dilma Rousseff, segundo adiantou o governador Ricardo Coutinho, articulador do encontro dos governadores nordestinos com a chefe do governo brasileiro. A reunião ocorre nesta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília, às 16h.

    Ricardo Coutinho afirmou que, mesmo com as últimas chuvas, a situação do Estado ainda requer atenção. “Evidentemente que nós não desconhecemos a realidade atual do Brasil, mas também não desconhecemos a realidade do nosso povo. Nós precisamos de respostas. Precisamos de respostas na questão emergencial da estiagem, por exemplo. Apesar das chuvas, não se tem acumulado água. Então, é preciso ter respostas que possam dar a mínima comodidade à população”, afirmou.

    O governador Ricardo Coutinho revelou ainda que novas formas de investimento na região Nordeste fazem parte da pauta que será discutida com a presidente Dilma Rousseff . “Nós queremos uma nova linha de financiamento de crédito para o Nordeste – a Pró-Investe Nordeste. Nós precisamos que o País aponte para o crescimento, para o desenvolvimento [da Região]”, destacou.

    O atual momento político também será um dos assuntos abordados com a presidente. “Nós vamos expressar o nosso compromisso com o estado de direito, algo que foi difícil de ser conquistado. O estado de direito pressupõe democracia. A democracia é algo muito caro para este País, foi muito difícil conquistá-la. Temos, portanto, que preservá-la”, disse.

    Carta de João Pessoa – Ainda no encontro com a presidente Dilma Roussef, os governadores nordestinos farão a entrega de um documento com uma série de reivindicações aprovadas por eles em dezembro, durante o Encontro de Governadores Eleitos do Nordeste, no Centro de Convenções, em João Pessoa, que foi liderado pelo governador Ricardo Coutinho.

    O documento que será entregue à Dilma Rousseff – a Carta de João Pessoa – aponta prioridades em áreas como educação, saúde, recursos hídricos, saneamento e investimento para estados com capacidade de endividamento. A confirmação da audiência foi dada por telefone, na noite da quinta-feira (19), pela presidente Dilma Rousseff ao governador Ricardo Coutinho, que convocou os demais governadores nordestinos.

    Entre as reivindicações comuns estão ações emergenciais com instalação de poços e retorno dos carros-pipa para os municípios, uma linha de financiamento para os estados nordestinos com capacidade de endividamento, a desoneração da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as empresas públicas de saneamento básico e a liberação de mais recursos para a saúde e segurança pública.

    “Em 1988, a União entrava com 85% do financiamento da saúde e em 2012 caiu para apenas 45%, prejudicando Estados e municípios. É preciso restabelecer o equilíbrio”, finalizou Ricardo Coutinho.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here