O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quinta-feira (16), na Granja Santana, um Protocolo de Intenções com a Companhia de Bebidas Nacional, empresa do Espírito Santo interessada em abrir uma fábrica na Paraíba, gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos. A Companhia de Bebidas produz a cerveja Experta, o refrigerante Uai, sucos de frutas, chás e outros produtos do ramo, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado nacional.

Participaram da audiência os secretários Lindolfo Pires (Turismo e Desenvolvimento Econômico), João Azevêdo (Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), Marconi Frazão (Receita), a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, o deputado estadual Branco Mendes, a diretora da Companhia de Bebidas, Juliana Vello, e outros representantes da empresa.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho garantiu que fará o necessário para viabilizar, o quanto antes, a vinda da Companhia de Bebidas Nacional para o Estado e ressaltou que a Paraíba tem todas as condições para receber este e outros empreendimentos de grande porte.

“A Paraíba ocupa uma posição central no Nordeste, possui mão de obra qualificada, tem um grande poder de atratividade econômica, enfim, tudo isso facilita o desenvolvimento dos empreendimentos. Mesmo neste período de crise, o Estado vem avançando, o crescimento do varejo na Paraíba, por exemplo, foi de 3,5%, bem maior que a média de outros estados. A Companhia de Bebidas poderá ser mais um parceiro da Paraíba”, observou o governador.

De acordo com a diretora da Companhia de Bebidas, Juliana Vello, esta será a primeira unidade industrial da Companhia no Nordeste e com a concretização da parceria, no segundo semestre do próximo ano, a fábrica será inaugurada na Paraíba. “Nosso produto é líder de mercado no Espírito Santo e atuamos também em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Temos um plano de expansão e a Paraíba foi escolhida como o local que poderá sediar nosso parque fabril aqui no Nordeste. Estamos muito otimistas com os passos que demos e creio que este projeto terá êxito”, comentou.

A fábrica deverá ser instalada em uma área de 10 hectares, no município de Alhandra, com investimento na ordem de R$ 120 milhões e capacidade de produção de 120 milhões de litros de refrigerante e 12 milhões de litros de cerveja por ano para o mercado nacional. A expectativa de faturamento é de R$ 170 milhões a ser alcançado no terceiro ano de operação.

“O Governo do Estado apresenta uma política de incentivos que tem procurado atrair empresas de outros locais com o objetivo de gerar mais emprego e renda. A Companhia de Bebidas do Espírito Santo, ao se instalar aqui, vai fabricar cervejas e refrigerantes para abastecer o Nordeste e o país. Isso colabora para manter a Paraíba na vitrine da economia nacional”, disse o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, lembrou que a Paraíba conquistou o primeiro lugar do Nordeste e o décimo nacional no Ranking de Competitividade dos Estados, o que colabora para a atração de empreendimentos. “A Paraíba está organizada em sua gestão fiscal, possui excelente infraestrutura e é capaz de atrair, cada vez mais, novos investimentos. Somos o Estado que ficou em primeiro lugar no Ranking de Competitividade no Nordeste e isso representa que estamos no caminho certo”, pontuou.

“A possível chegada dessa nova fábrica na nossa cidade vai ser muito importante para a geração de empregos e também para trazer mais desenvolvimento na região. Alhandra está de portas abertas e pronta para colaborar com os novos empreendimentos”, falou o prefeito de Alhandra, Renato Mendes.