Revitalizada, Fundação Casa de José Américo é reaberta a turistas e estudantes

    0

    O Governo do Estado entregou na noite dessa sexta-feira (19), as obras de reforma, revitalização e modernização das instalações internas e externas da Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Avenida Cabo Branco, orla de João Pessoa. As obras incluíram a recuperação do Museu Casa de José Américo e revitalização do Mausoléu, além do Auditório Juarez da Gama Batista, que teve sua capacidade ampliada e instalações modernizadas. Foram investidos R$ 1.029.529,92 na obra.

    O procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, que representou o governador, destacou a importância dos equipamentos culturais. “O governo sempre teve um olhar muito especial para a área cultural e a prova está aqui, uma obra que tem uma representação simbólica muito forte”. Gilberto Carneiro citou ainda as reformas do Espaço Cultural, do Cine São José, em Campina Grande, e do Teatro Irácles Pires, em Cajazeiras, além da construção da maior obra do Estado, que é o Centro de Convenções de João Pessoa. “São equipamentos que envolvem cultura, educação, entretenimento e que são importantes para o desenvolvimento do Estado como um todo”, declarou.

    Na opinião do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, depois da construção, esta reforma é a mais completa da FCJA. “Hoje a Fundação Casa de José Américo, o museu, está sendo atrativo e vai ser aberto agora aos turistas e, sobretudo, à visitação dos estudantes do ensino fundamental, médio e superior”. As visitas se estendem ao auditório e ao mausoléu, onde estão sepultados os restos mortais do escritor, ex-ministro e ex-governador da Paraíba José Américo de Almeida e de sua esposa Alice.

    O médico e também integrante da Academia Paraibana de Letras, Astênio César Fernandes, sobrinho-neto de José Américo de Almeida, disse que o momento é de comemoração. “As obras são significativas porque valorizam um ambiente onde viveu José Américo e onde se pratica o respeito, o cuidado e o zelo com a cultura, não só da Paraíba, mas a cultura de um modo geral”.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]