Resultado da 2ª chamada do Mais Médicos será divulgado nesta quinta

    0

    O resultado da segunda chamada de 2015 do Programa Mais Médicos será divulgado nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de fevereiro. A Paraíba preencheu 87% da demanda dos municípios com a primeira chamada para médicos que possuem registro no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, das 176 vagas autorizadas em 59 cidades e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado, 154 já foram preenchidas.

    No total, ainda existem 18 vagas em 11 municípios paraibanos, além de três oportunidades em um distrito indígena. As localidades são: João Pessoa, Campina Grande, Serra da Raiz, Alagoa Grande, Santa Rita, Bayeux, Nova Floresta, Sumé, São Miguel de Taipu, Solânea, Bom Jesus e Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguar. Caso permaneçam vagas, serão abertas novas inscrições, que serão realizadas entre 10 e 20 de abri, para os profissionais brasileiros formados fora do Brasil. Persistindo as vagas, serão abertas inscrições, de 5 a 15 de maio, para estrangeiros formados no exterior.

    “Quinta e sexta sai o resultado da segunda chamada, então os médicos têm até a sexta (27) para irem até os municípios apresentar sua documentação, para que o gestor possa validar esse médico no sistema”, disse a gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria.

    Os profissionais devem se apresentar nos municípios portando documento oficial com foto, que comprove sua naturalidade (estado/município); a cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e cópia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declaração de que apresentará o documento até o dia do início das atividades.

    Atualmente, 137 municípios paraibanos contam com 408 profissionais, em unidades básicas de saúde, sendo 301 do Mais Médicos e 107 do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que está sendo incorporado ao Mais Médicos. Na Paraíba, dos 152 profissionais do Provab, 45 já migraram para o Mais Médicos.

    Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República no dia 8 de julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

    Provab – O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica é uma iniciativa de aperfeiçoamento de médicos na Atenção Básica e provimento de profissionais nas regiões mais carentes, como no interior dos estados e nas periferias dos grandes centros. O Provab prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e oito horas no curso de especialização

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here