Representantes da ONU fazem visita técnica na PB e realizam audiência com Ricardo

    0

    Uma missão composta por representantes da ONU, do Itamaraty e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) chegará a João Pessoa nesta segunda-feira (16) para discutir pontos relativos aos preparativos da décima edição do Internet Governance Forum (IGF) que terá como sede a capital paraibana. O evento será realizado em novembro deste ano com a participação de cerca de três mil pessoas do mundo inteiro no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima.

    Além de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, marcada para a próxima terça-feira (17), está na programação das equipes da ONU, do CGI e do Itamaraty para esta semana, visita ao Centro de Convenções, e uma série de reuniões técnicas com representantes de diversos setores envolvidos na infraestrutura do IFG.

    “Receber o IFG, além de uma grande honra para Paraíba e para o Brasil, é também importante para um estado como o nosso que apesar da longa tradição acadêmica nas áreas da tecnologia da informação e comunicação, precisa se apresentar mais no cenário internacional. Seremos, durante esse evento de novembro, a capital mundial da Internet. Por isso, tanto o governo quanto a sociedade civil da Paraíba precisam fazer seu melhor no apoio a ONU e ao CGI”, disse o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques.

    Esta será a primeira vez que a região Nordeste receberá o evento organizado pela ONU. A primeira vez que o Brasil sediou o IGF, foi em 2007 na cidade do Rio de Janeiro. A equipe ficará na cidade até o próximo dia 20 deste mês.

    Sobre o IGF
    O IGF é um evento criado a partir da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI), que possuía um mandato de cinco anos, renovado em 2010. O 10º IGF, que será realizado no Brasil, é o último fórum do segundo ciclo. A expectativa é que o evento em João Pessoa recomende mais uma renovação de mandato – que deve durar no mínimo mais cinco anos – e que seja apreciada durante a Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2015. Já em Istambul, no IGF de 2014, houve manifestação para que o fórum seja permanente e não precise sofrer renovações de mandato.

    Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
    O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet http://www.cgi.br/principios)http://www.cgi.br/.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here