Representante do BID envia missão a João Pessoa

0

O prefeito Luciano Cartaxo deu prosseguimento, na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, à agenda de encontros para articular a aprovação do investimento de US$ 100 milhões, por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao programa João Pessoa Sustentável.

Em reunião com o representante da instituição no Brasil, Hugo Flores, Cartaxo recebeu a confirmação de que a Prefeitura de João Pessoa tem cumprido à risca todos os passos estabelecidos para a liberação dos recursos que financiarão a execução de 60 ações estruturadoras e que vão preparar a Capital para os próximos 30 anos, quando terá 1 milhão de habitantes.

“Foi um encontro muito positivo. O representante do BID nos parabenizou pelo estágio avançado em que o plano de João Pessoa Sustentável se encontra. Um exemplo que ele citou como positivo foi a aprovação por parte da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento. E elogiou a nossa postura de vir a Brasília buscar o apoio dos nossos senadores”, comentou o prefeito.

Uma missão de consultores do BID, que trabalha no planejamento de parte das ações do plano, inclusive, está com a equipe do João Pessoa Sustentável desde o início da semana. “Eles são de duas áreas. A de competitividade, que está planejando algumas ações e definindo quem são os responsáveis por diversas áreas que fazem parte do plano, como parque tecnológico, capacitação, incubadora de negócios e alguns aspectos que dizem respeito à economia criativa. Outra área é a de Controle, que está nos ajudando na preparação do termo de referência para a instalação do Centro de Cooperação da Cidade”, explicou Cartaxo.

A expectativa é que os recursos do BID, depois da aprovação no Senado, passem ainda por uma série de trâmites até a sua liberação. “O importante é que estamos atentos a tudo que diga respeito ao João Pessoa Sustentável, que é uma iniciativa histórica e fundamental para que a nossa cidade se desenvolva de forma planejada”, afirmou.

O prefeito já havia se reunido com os senadores José Maranhão, Raimundo Lira e Cássio Cunha Lima, na tarde de quarta-feira (24), para garantir o apoio da bancada paraibana no Senado na articulação para aprovar o investimento. “Tive a satisfação de receber o prefeito Luciano Cartaxo. Discutimos as demandas de João Pessoa, sendo, no momento, a mais premente o empréstimo de US$ 100 milhões que deve ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, que tenho o prazer de presidir neste momento”, comentou Raimundo Lira.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here