Rede pública de saúde oferece mais de 10 tipos de vacinas gratuitamente

    0

    Nesta terça-feira (9) é comemorado o Dia da Imunização. Essa descoberta da medicina tem salvado há anos muitas pessoas e surgiu na China para controlar os ataques de varíola. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Centro de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro da Torre, disponibiliza gratuitamente a população mais de dez vacinas, como Hepatite, HPV e Tríplice Viral.

    Hoje, as vacinas são purificadas e diminui muito os efeitos colaterais. No entanto, nos últimos meses temos observado que a população esqueceu a importância da mesma.

    De acordo com a coordenadora de Imunização de João Pessoa, Chiara Dantas, “A vacinação realizada da forma correta é a forma mais segura de se adquirir proteção contra uma doença para qual se tem vacina. Portanto, as pessoas não imunizadas estão mais susceptíveis a adoecer do que as que estão protegidas através de vacina, aumentando o risco de complicações”, explicou.

    Dantas ressaltou que o programa de Imunização é feito para a família. “Ao levar o filho para se vacinar os pais devem aproveitar e colocar seu cartão em dia. A vacinação pode e deve ser realizada durante todo o ano e também durante as campanhas”, completou. A SMS possui uma moderna estrutura de armazenamento de vacinas, a Rede de Frio, responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de todos os imunobiológicos da Capital.

    As vacinas são substâncias derivadas de algum micro-organismo, chamadas de antígenos que, ao serem introduzidas no organismo humano, induzem uma resposta do sistema imunológico, principalmente produção de anticorpos, que levam a uma proteção para aquela doença. A resposta do sistema imunológico é semelhante à causada por algumas doenças infecciosas que produzem imunidade.

    A SMS oferece gratuitamente vacinas como BCG, Hepatite B, Penta, Meningoc, Pneumo 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescente, dT, Hepatite B, Tríplice Viral e HPV(meninas) e para os adulto, dT, Hepatite B e Típlice viral.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here